Roteiro e dicas de mochilão pelo Nordeste
Ao falarmos em mochilão logo pensamos em um roteiro pela Europa ou até um trajeto pela América Latina, sempre deixando o Brasil de fora. Mas o Nordeste, além de abrigar paisagens belíssimas, é uma excelente região para quem busca um mochilão mais em conta ou quem quer ter essa experiência perto de casa, antes de embarcar para destinos mais desconhecidos.
Considerando uma viagem de 30 dias, passando por 10 cidades diferentes, indicamos:
São Luís (Maranhão)
- Harvard revela os 5 hábitos que podem acrescentar 10 anos à sua vida
- Fase do sono pode ser crítica para o risco de demência; entenda
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
Barreirinhas (Maranhão)
A 323 km de distância da capital maranhense está Barreirinhas, município conhecido por abrigar os Lençóis Maranhenses. As dunas de areia e os lagos que compõem a paisagem são verdadeiros tesouros naturais e atraem turistas do mundo todo.
Parnaíba (Piauí)
Depois de lá, a próxima parada é Parnaíba, já no Estado do Piauí. A cidade fica a 298 km de distância de Barreirinhas e possui apenas cerca de 150 mil habitantes. Entre os atrativos do local, estão as casinhas antigas e de estilo colonial, as dunas do Delta da Parnaíba, a Praia da Pedra do Sal, a Lagoa do Portinho e o Porto das Barcas.
Camocim (Ceará)
Já no Estado do Ceará, a próxima cidade é Camocim, a cerca de 130 km de Parnaíba. O município é pequeno, mas é cercado por areias brancas e praias de água cristalina. Para explorar a cidade, a dica é procurar um passeio de buggy e conhecer as paisagens paradisíacas.
Jijoca de Jericoacoara (Ceará)
A 40 km do destino anterior, Jijoca de Jericoacara é uma cidade já conhecida pelos turistas. As formações rochosas que cercam o litoral são tão belas e icônicas que estampam os cartões postais da cidade. Um dos principais atrativos do local é a prática de esportes e atividades ao ar livre, que prometem entreter os mais aventureiros.
Fortaleza (Ceará)
Canoa Quebrada (Aracati – Ceará)
Natal
Pipa (Tibau do Sul – Rio Grande do Norte)
João Pessoa (Paraíba)