Roteiros de viagens que podem mudar a sua vida em 2019

Confira um roteiro de viagens voluntárias que serão inesquecíveis

Por: Redação

Viajar é uma das atividades que mais proporciona conhecimento, respeito a novas culturas e integração entre os povos e a natureza.

Seja no Brasil, ou em outros países, uma viagem de férias conciliada com a ajuda humanitária, como ajudar na reconstrução de um país ou no empoderamento de uma comunidade, tem um significado diferente.

Com ajuda do pessoal da Volunteer Vacations, agência que promove viagens voluntárias, listamos um roteiro que fará você voltar para casa diferente de quando embarcou. Confira as sugestões abaixo:

Fomentar a educação no Haiti

voluntariado
Crédito: 1001nights/iStockO Haiti é um dos países mais pobres do mundo

O Haiti foi devastado por um terremoto em 2010 e desde então sofre para conseguir se reerguer. Mais de 3 milhões de pessoas foram afetadas pelo maior terremoto que o país já vivenciou, além da devastação da infraestrutura frágil do país.

Através de uma ação na comunidade de Onaville, que nasceu após o terremoto e é classificada pela ONU como o maior campo de deslocados internos do país, os voluntários podem realizar atividades educacionais para crianças, professores e profissionais que ficam nos orfanatos –instituições extremamente carentes que abrigam grande número de crianças órfãs.

Preservação ambiental na Indonésia

Voluntariado
Crédito: Nuture/iStockSunset in tropical island, palms and local boat in West Sumbawa

A localização entre dois continentes, a Ásia e a Oceania, faz da Indonésia uma nação com características únicas e um país rico culturalmente. O país é composto pelo maior arquipélago do mundo, no entanto, não descarta corretamente o seu lixo –cidades pequenas chegam a produzir mais de 55 mil toneladas de resíduos sólidos por dia, poluindo a atmosfera e o oceano.

Na paradisíaca ilha de Sumbawa, os voluntários podem participar de um projeto voltado para crianças que é focado na preservação do meio ambiente. O objetivo é incentivar o interesse das crianças pela preservação ambiental através de atividades de reutilização de resíduos sólidos para criar brincadeiras educacionais e lúdicas.

Melhoria na educação para os habitantes da Ilha de Deus

Aproximadamente 2 mil habitantes vivem da pesca e do artesanato na Ilha de Deus, localizada em Recife. Através da ONG Saber Viver, os voluntários atuam diretamente com os moradores da comunidade oferecendo oficinas para estimular a educação, a preservação ambiental e o empoderamento feminino.

A melhoria do ensino de crianças e professores da região incentiva a busca pelo conhecimento e melhorias na condição de vida de uma comunidade que vive em constante risco e vulnerabilidade social.

Incentivo ao empoderamento feminino na Etiópia

Voluntariado
Crédito: Bartosz Hadyniak/iStockO IDH da Etiópia é um dos menores do planeta.

A Etiópia é um dos países mais antigos do mundo e um dos únicos países do continente africano que sempre conseguiu manter a independência. O país possui diversos problemas sociais e seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um dos menores do planeta.

Os voluntários ajudam a incentivar o empoderamento feminino e a independência financeira atuando com as mulheres artesãs da tribo Bana, que confeccionam peças em barro e argila para serem vendidas como artesanato local. A ideia não é ter atividades pré-determinadas, mas a proposta é que o voluntário entenda e divida com essas mulheres as suas necessidades e as atividades a serem executadas.

Apoio a mulheres portadoras de HIV no Quênia

Voluntariado
Crédito: Chingting huang/iStockZebras nos arredores de Nairóbi, no Quênia

Atualmente, o Quênia é o 4° país mais afetado pela Aids no mundo. Por conta do preconceito, muitas mulheres são abandonadas pelos maridos, separadas de seus filhos e afastadas da comunidade em que vivem.

Em vários casos, elas são acometidas por depressão e diversos problemas psicológicos. Por meio de ONGs que atuam em prol do empoderamento feminino, os voluntários podem colaborar com tratamento médico, acompanhamento psicológico e muita empatia. A luta diária das mulheres torna-se a luta de todos os envolvidos no projeto.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …