Rua do Recife é eleita a 3ª mais bonita do mundo
A rua recifense é a única brasileira na lista das 31 mais bonitas do mundo
A Rua do Bom Jesus, uma das mais famosas do centro do Recife (PE), foi eleita a terceira mais bonita do mundo pela revista americana Architectural Digest, atrás apenas da Setenil de Las Bodegas, na Espanha, e da Washington Street, em Nova York (EUA).
A rua do Recife é a única brasileira na lista das 31 mais bonitas do mundo.
A publicação americana destaca a “beleza e o colorido dos casarios, das palmeiras altas da Rua do Bom Jesus e a primeira sinagoga construída nas Américas, a Kahal Zur Israel”.
- Folha de louro: benefícios e como usar na geladeira
- Estudo sugere que beber este chá reduz risco de diabetes
- Latam e Azul estão entre as 10 aéreas mais pontuais do mundo em 2024
- AVC: sintomas incomuns que podem indicar um perigo imediato
A Rua do Bom Jesus é considerada a mais antiga do Recife e recebeu este nome por causa do arco de Bom Jesus, antigo portal da cidade.
De acordo com a bibliotecária Lúcia Gaspar, da Fundação Joaquim Nabuco, desde o tempo da ocupação holandesa, a Rua do Bom Jesus era a mais importante do Bairro do Recife, possivelmente em decorrência de seu traçado natural de velha estrada, que conduzia viajantes procedentes de Olinda.
Inicialmente, a via era conhecida como Rua do Bode (Bockestraet). Durante o domínio holandês, tornou-se a rua predileta dos israelitas, passando a ser chamada “Rua dos Judeus”. “Quando eles deixaram Pernambuco, foi denominada de Rua da Cruz”, diz Lúcia.
Em 1870, foi aprovado pelo Conselho Municipal o nome de Bom Jesus, proposto pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. A Rua do Bom Jesus vai da Avenida Marques de Olinda até a praça Artur Oscar”.
A rua mais bonita do mundo
No topo da lista da lista das 31 mais bonitas do mundo está a Setenil de las Bodegas, cidade localizada no Sul Espanha, entre Sevilha e Málaga, com apenas 3 mil habitantes.
“As casas caiadas de branco são lindas, mas não é isso que torna esta cidade tão especial. É que as estruturas são construídas diretamente nos penhascos rochosos ao redor da região. O resultado são belas formações rochosas naturais pairando sobre as ruas, proporcionando sombra e vistas deslumbrantes”, descreve a revista americana Architectural. Digest.
Em segundo lugar ficou a Washington Street, em Nova York , nos Estados Undos. “Para quem anda pela rua de paralelepípedos no bairro Dumbo, no Brooklyn, a vista repentina da Manhattan Bridge pode ser uma surpresa esplêndida. No cruzamento da Washington Street com a Water Street, moradores e turistas podem apreciar a beleza majestosa da ponte mais longa que liga Manhattan e Brooklyn. Obviamente, tornando a vista ainda mais dramática são os edifícios simétricos de ambos os lados da Washington Street, criando uma das melhores oportunidades de fotografia arquitetônica no bairro”.
Confira aqui a lista das 31 mais bonitas do mundo.