Saiba como ver a aurora boreal no Canadá
A melhor época para assistir a aurora boreal no Canadá é no inverno
O Canadá é um país fascinante, com diversos pontos e atrações turísticas para visitar. As belezas de suas paisagens encantam todos os turistas, e é possível assistir a espetáculos da natureza impressionantes. A aurora boreal é uma dessas atrações produzida pela natureza, que transforma o céu em um show de colorações e brilhos.
Esse fenômeno ocorre em áreas polares: no polo norte é chamado de aurora boreal, no polo sul é conhecido como aurora austral, e é possível assisti-lo apenas em períodos do ano em que as alterações climáticas são mais intensas, por causa da mudança de estações e do aumento de tempestades solares que atingem os extremos do planeta.
A aurora boreal ocorre sempre que uma grande quantidade de elétrons provenientes dos ventos solares interage com elementos da atmosfera terrestre em uma grande velocidade.
Essa interação provoca um forte choque entre as moléculas, fazendo com que seja produzido um fóton luminoso, cuja cor depende do comprimento de onda gerado pelas partículas envolvidas nesse processo.
Existem auroras boreais de diversas cores, que dependem do tipo de gás ou molécula que participou dessa interação com os elétrons provenientes dos ventos solares. O oxigênio, a depender da altitude em que o fenômeno acontece, pode gerar auroras boreais verdes ou vermelhas. Já o nitrogênio, também a depender da altitude, poderá gerar auroras azuis, púrpuras ou violetas.
É comum a falta de comunicação tecnológica nas regiões onde a aurora boreal ocorre, porém, a instabilidade nos sistemas eletrônicos (telefonia, sinal de TV, internet) é momentânea, e a maioria dos turistas não se importa com isso, já que estão assistindo a um fenômeno que atinge pouquíssimas regiões.
Galileu Galilei, em 1619, batizou o fenômeno com o nome de “aurora boreal”, como uma forma de homenagear a deusa do amanhecer (Aurora) e o seu filho (Bóreas), o deus do vento do norte, da mitologia romana.
É possível assistir a esse espetáculo em diversas cidades do mundo. O local em que sua ocorrência é mais frequente é a cidade de Lapônia, na Finlândia. Também pode-se encontrar na Noruega, Suécia, Finlândia, Islândia, Alasca, Groenlândia, Escócia, Rússia e nas Ilhas Faroe.
Esse é um tipo de fenômeno natural que acontece também em outros planetas, como em Marte e Saturno.
Qual a melhor época para ver a aurora boreal no Canadá?
A melhor época para assistir a aurora boreal no Canadá é no inverno, durante os meses de setembro e outubro. Em alguns estados do Canadá, é possível assistir ao evento durante os meses de fevereiro e março também, quando a intensidade da luz é maior.
Para saber a probabilidade de ocorrer em determinada época do ano, é possível consultar a previsão do tempo em alguns sites, durante o ano todo.
Onde ver a aurora boreal no Canadá?
O melhor lugar para assistir ao espetáculo da aurora boreal é na cidade de Whitehorse, no território de Yukon. O estado faz fronteira com o Alasca, proporcionando uma vista privilegiada do fenômeno.
Segue abaixo a lista de cidades de maior ocorrência da aurora boreal:
– Churchill, centro do país, na província de Manitoba;
– Mucho Lake Provincial Park, em British Columbia;
– Dawson Creek, em British Columbia;
– Saskatoon, em Northern Saskatchewan;
– As cidades de Edmonton, Fort McMurray e Athabasca, no estado de Alberta;
– North shore of Lake Superior, em Mosse Factory, no estado de Toronto.
Durante os meses de fevereiro e março, a intensidade da aurora boreal é maior em Churchill, província de Manitoba, e Whitehorse, na província de Yukon.
Viajar para o Canadá durante os meses de ocorrência da aurora boreal é uma ótima opção, pois, além de conhecer os parques, cidades e pontos turísticos, você ainda tem a oportunidade de presenciar um fenômeno da natureza em um país maravilhoso!
Com informações da eTA Canadá Visa