Saiba como conhecer NY de graça ou gastando quase nada

12/04/2015 18:22 / Atualizado em 06/05/2020 20:19

Da High Line ao Staten Island Ferry e de ofertas de teatro à possibilidade de participar em programas de TV, os viajantes têm diversas opções para experimentar Nova York de forma acessível. Nesta primavera, a NYC & Company, órgão oficial de promoção de turismo da cidade, promove o guia “Free in NYC“, destacando as melhores atividades gratuitas da cidade.

Esta seção do site lista museus, atividades para crianças, tours e outras atividades gratuitas e acessíveis, auxiliando o turista a planejar um itinerário acessível.

Fotos: Divulgação/NYC & Company[/img]

Outra alternativa são os museus que possuem entrada grátis em determinados dias ou períodos, como o 9/11 Memorial & Museum (grátis às terças-feiras, das 17h às 20h); New York Botanical Garden (grátis às quartas-feiras); Museum of Modern Art (grátis às sextas-feiras das 16h às 20h) e o recém-renovado Cooper-Hewitt National Design Museum (com a oferta “pague quanto quiser” aos sábados, das 18h às 21h). Para conferir a lista completa, acesse nycgo.com/articles/free-nyc-museums.

Cultura

Os fãs de cultura podem economizar muito adquirindo os passes para as atrações e museus mais icônicos da cidade: New York CityPASS, que inclui 9/11 Memorial & Museum e Intrepid Sea, Air & Space Museum adicionando o American Museum of Natural History, Empire State Building Experience, The Metropolitan Museum of Art, uma escolha entre Top of the Rock Observation Deck e Guggenheim Museum, e uma escolha entre Estátua da Liberdade e Ellis Island ou Circle Line ightseeing Cruise; o New York Explorer Pass, que oferece economia em mais de 10 atrações; The New York Pass, que dá acesso a mais de 80 atrações, incluindo descontos em shows da Broadway, compras e restaurantes; Downtown Culture Pass, que oferece três dias de entrada grátis em mais de 12 atrações, museus e tours em Lower Manhattan. Para saber mais sobre esses tickets especiais, visite nycgo.com/attraction-passes.

Para conhecer bem os cinco distritos da cidade de forma grátis, visitantes podem participar de diversas experiências, incluindo Big Apple Greeter, em que voluntários conduzem visitas especiais em mais de 20 idiomas. Muitas organizações não-governamentais também oferecem tours pelos bairros, como o Central Park Conservancy, Grand Central Partnership, o Village Alliance e o Battery Park City Parks Conservancy. Para saber mais sobre tours grátis, acesse nycgo.com/slideshows/freetours.

Outra dica é escolher bem a época e os dias da semana para viajar para Nova York, ou seja, quando alguns hotéis oferecem tarifas especiais.

Viajar para Nova York em feriados nacionais (por exemplo, Memorial Day, dia 25 de maio; Independence Day, dia 4 de julho; Labor Day, dia 7 de setembro, etc), ou aos domingos, fará com que o viajante aproveite os preços mais baixos, considerando que, nestes períodos, viagens de negócios são menos constantes. O programa da NYC & Company Sunday Night Stays oferece preços especiais nos hotéis da cidade, teatros e restaurantes para visitantes que estão na cidade durante o fim de semana. Saiba mais em nycgo.com/sundaynightstays.

Transporte

Nova York é uma das cidades mais acessíveis do mundo, com transporte público disponível 24 horas por dia, que permite que os visitantes acessem os cinco distritos utilizando ônibus ou metrô por apenas US$ 2,75 cada trajeto, além de caminhadas e opções com bicicletas por um preço bem baixo.

Para os viajantes que estarão na cidade durante o verão, Nova York oferece centenas de programas em parques, praias e áreas de recreação com atividades grátis ou de baixo custo.

As praias de Nova York oficialmente abrirão o Memorial Day Weekend, assim como Governor’s Island, uma ilha de 172 hectares no New York Harbor, que é lar de parques, arte pública e redes, todos com vista 360° da Estátua da Liberdade, New York Harbor e Lower Manhattan.

As piscinas públicas da cidade, que são grátis, estarão abertas a partir de 26 de junho até o Labor Day, dia 7 de setembro. Outras atividades de baixo custo incluem Staten Island’s Greenbelt, onde visitantes podem caminhar, andar de bicicleta e pescar, ou Jamaica Bay, uma extensão de praias, pântanos e trilhas selvagens no sudeste do Brooklyn e do Queens. E, nas proximidades de Rockaways, os visitantes podem aproveitar de duas praias de surfe na cidade.