Saiba como emitir certificado de vacina contra covid-19 para viagens
O documento está disponível em português, inglês e espanhol
Brasileiros que já completaram ciclo de vacinação –com a dose única ou as duas doses dos imunizantes – já podem solicitar o certificado de vacinação contra a covid-19.
O documento serve como comprovação legal e pode ser útil, por exemplo, para viajantes que planejam ir a países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.
O “passaporte vacinal” está disponível na plataforma do Sistema Único de Saúde (ConecteSUS) em inglês e espanhol, além de português. A iniciativa pretende facilitar a vida das pessoas que desejam viajar, especialmente para países em que se exige a imunização contra o coronavírus.
- Veja os destinos onde a vacina contra febre amarela é obrigatória
- Brasileiros podem viajar para fora sem passaporte; veja para quais países
- Vacina da febre amarela: Regras para brasileiros em viagens ao exterior
- Dicas de viagem para o Canadá: o guia que você não sabia que precisava!
O certificado, contudo, não tem validade internacional, ficando a critério de cada país decidir sobre sua aceitação. O mais recomendado é que quem pretende viajar para fora do Brasil consulte as informações mais atualizadas junto à embaixada do país que pretende visitar.
A Suíça e a França, por exemplo, foram uns dos poucos países que anunciaram, recentemente, a abertura das fronteiras para brasileiros vacinados. Outros países da Europa possuem diferentes tipos de restrições.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Já os Estados Unidos permitem a entrada de viajantes que tenham tomado qualquer uma das vacinas do consórcio Covax Facility, como a CoronaVac, AstraZeneca, Janssen e Pfizer, que são aplicadas no Brasil.
A Aliança Covax, da Organização Mundial da Saúde (OMS), pediu, no início de julho, que todos os países em processo de abertura aceitem viajantes que forem imunizados com uma das seis vacinas aprovadas pela entidade.
Atualmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emite um Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para viajantes, mas que abrange somente a febre amarela, doença para a qual já há acordos internacionais que regulamentam a certificação. O órgão alerta que “no momento, não há determinação da OMS e do Ministério da Saúde para emissão de CIVP da vacina de covid-19.”
Como emitir certificado de vacina para viagens
A emissão do certificado de vacinação contra covid-19 pode ser feita pelo site ou aplicativo.
- Baixar o App ConecteSUS, disponível para iOS e Android, ou acessar a plataforma na internet.
- Efetuar o login com CPF e senha previamente cadastrados.
- Acessar o ícone de “vacina”.
- Acessar a opção doses administradas.
- Acessar o botão de emissão do certificado.
Se tudo estiver correto, em poucos minutos, será emitido o Certificado Nacional de Vacinação contra covid-19, com dados pessoais como nome, data de nascimento, sexo e CPF, além de informações sobre as doses da vacina (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde).
O certificado poderá ser autenticado utilizando um código de 16 dígitos ou QRCode, e tem 12 meses de validade. Em caso de erro ou dúvida, o usuário deve acessar o menu “Fale com o ConecteSUS” na própria plataforma.