Saiba como evitar gafes em viagens internacionais
Quem viaja pela primeira vez para outro país e não está habituado com a cultura e os costumes locais pode cometer alguns deslizes, mesmo sem querer.
Recentemente o grupo de humorista americano “The Florida Men” satirizou o comportamento dos turistas brasileiros na Disney. No vídeo, intitulado “If American Tourists Acted Like Brazilians” (Se Turistas Americanos Agissem como Brasileiros), a dupla usa roupas extravagantes, posando para diversas selfies, pedindo informações usando mímicas, furando filas e cantando alto pelo parque Magic Kingdom, em Orlando.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
Para Edna Batini, CEO da Azul Travel, agência responsável por acomodar brasileiros em casas luxuosas em Orlando, algumas gafes chegam a incomodar os americanos. “Brasileiro costuma falar alto. Assim, em grupo chegam a se tornar barulhentos. O mais recomendado é cuidar do tom, especialmente em espaços públicos”, diz a executiva.
Em casos extremos as gafes podem chegar a comprometer, inclusive, fazendo surgir aquelas listas comportamentos politicamente incorretos que fazem um brasileiro ser reconhecido em qualquer lugar do mundo.
A executiva dá duas dicas importantes para os turistas brasileiros evitarem as indesejáveis gafes.
-Diga oi, não abrace: Acolhedor e expansivo, certo? Errado! O brasileiro gosta de contato, os estrangeiros, o norte-americano principalmente, já nem tanto, especialmente se não possui intimidade com a pessoa. Por isso, nada de ficar encostando ou cumprimentar com abraços e beijos;
Nada de jeitinho: Não tente levar vantagem nas pequenas coisas. É comum que o transporte público, principalmente os metrôs, não tenham catracas, mas é importante saber que a multa por andar sem o bilhete é bem salgada.