Saiba como planejar sua viagem para o Jalapão
Cachoeiras, chapadões, dunas, lagos: o visual do Parque Estadual do , é bastante diversificado e está se tornando uma das principais referências em parque no Brasil. Pensando nisso, o Dubbi, plataforma colaborativa de viajantes, dá dicas para planejar sua viagem.
O parque foi criado em 2001 pelo governo do Tocantins, com o intuito de preservar a biodiversidade da natureza local[/img]
Quem diz isso é a viajante Luísa Nobrega, que visitou o local em setembro, por três dias, e já pretende voltar no ano que vem. “Foi uma das melhores viagens que fiz na vida”, diz.
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
Serra do Espírito Santo
Um dos principais atrativos do parque, tem paredões avermelhados de até 800 metros de altura, que demonstram toda a imponência do local. O cenário, no entanto, não é só isso: dunas e lagoas se misturam ao visual, criando três camadas de natureza (branca, azul e vermelha) de rara beleza.
Para chegar em cima do paredão e poder contemplar a vista magnífica (de preferência, o por do sol), é preciso estar em forma, pois gasta-se mais de uma hora de caminhada, numa subida íngreme de aproximadamente 30ºC.
Dunas
Falando em pôr do sol, as dunas do Jalapão é outro lugar ideal para aproveitar o crepúsculo. Conforme o brilho do sol vai perdendo intensidade, a coloração das areias vai ganhando novos contornos. Localizada em Mateiros, tem as areias finas e alaranjadas, do alto de seus 40 metros dá para avistar córregos de águas transparentes (como o Brejão da Areia), a Lagoa Azul, e a já mencionada Serra do Espírito Santo. As subidas são feitas sempre no final do dia, quando a temperatura da areia já é mais amena.
Mergulhos
Em todo o Jalapão existem dezenas de fervedouros, um grande poço de água azul transparente, nascente de um rio subterrâneo, em meio à vegetação fechada. Eles surpreendem pelo efeito inusitado que escondem: a pressão da água que brota da nascente não deixa nenhuma pessoa se afundar, por mais que ela se esforce.
Outros dois grandes atrativos do Jalapão são duas cachoeiras. A cachoeira da Velha é a maior delas, com água despencando por duas quedas em formato de ferradura, com aproximadamente 100 m de largura e 15 m de altura. Bem próximo dali existe uma prainha, de águas doces e mansas, cercada por matas de galeria.
A segunda cachoeira é do Formiga, localizada em Mateiros. Uma nascente de água verde-esmeralda com pequena queda e uma piscina formada ao pé, em que é possível observar o fundo do poço, com areias calcárias.
Artesanato
Distante 36 km do município de Mateiros está localizado um dos mais famosos artesanatos do interior do Brasil. Trata-se de Mumbuca, um povoado onde moram cerca de 200 descendentes de escravos. A principal produção de seus moradores está no artesanato com capim dourado, uma espécie de sempre-viva que, seca, chega a um tom parecido com o ouro e permite a confecção de objetos como bijuterias, vasos e bolsas.
Se o viajante for entre os dias 20 de setembro e 30 de novembro, poderá encontrar a Festa da Colheita do Capim Dourado, na qual os moradores da comunidade recebem pesquisadores, estudantes, turistas, entre outros, para conhecer melhor o trabalho artesanal, bem como para discutir temas referentes à matéria-prima.
Fique Esperto
O viajante Luis Dias, de São Paulo, só faz um alerta. No Jalapão os locais são bastante distantes e acessados apenas por estradas de terra, nas quais você passa horas sem encontrar alguém ou ver qualquer sinal de ocupação. Isso se deve pela baixa densidade demográfica da região, que é de 1,6 pessoas por km². Portanto, recomenda-se que os passeios sejam feitos acompanhados de um guia com bastante experiência e sempre com um carro 4×4.
Outra coisa importante para o viajante saber é que no Jalapão não tem hotéis, apenas algumas poucas pousadas espalhadas por alguns dos vilarejos, como a Pousada Planalto, Pousada Santa Helenae e Pousada Águas do Jalapão.
Quem faz
Korubo (www.korubo.com.br/); Norte Tur (http://ww.nortetur.com.br/); Venturas (www.venturas.com.br/); Jalapão Extremo (www.jalapaoextremo.com.br/); 40ºC no Cerrado (www.40grausnocerrado.com.br/) e Ourique (ourique-jalapao.com.br/)
Veja mais dicas de Jalapão aqui.