Saiba onde fica a cachoeira com a vista mais bonita do Brasil
Já imaginou tomar banho de cachoeira praticamente dentro do mar? Estar num poço com borda infinita para o oceano??? É assim na Saco Bravo, em Paraty (RJ).
Já aviso logo que para chegar lá você vai ter que suar e muito!!!! Saindo de Paraty peguei o ônibus para Laranjeiras. O ônibus sai a cada uma hora da rodoviária da cidade e custa R$ 4,25. É preciso descer na parada do condomínio Laranjeiras e pegar uma Kombi de graça que leva para o local de onde os barcos saem.
Aí já começa a aventura! O barquinho sacode mais que tudo. São vinte minutos pipocando lá dentro, mas com uma vista impressionante!!!! A gente passa pelas praias do sono, antiguinhos, galhetas. Só aquilo já vale o passeio.
O preço do barco varia conforme a temporada, se você é turista, se tem cara de gringo, se o mar tá bravo… e por aí vai. Pode pagar de 50 a 150 num barco pra capacidade de cinco pessoas. Os barcos deixam a gente na Ponta Negra, de onde seguimos a pé por uma trilha que começa no meio da praia.
Aí…. haja perna!!!! Já começamos com uma bela subida para esquentar as canelas até esta pedra, chamada de pedra do descanso. Vocês imaginam o porquê.
O caminho não é sinalizado, as outras duas pessoas que encontramos por lá se perderam. Então acho que vale pagar o guia. Até por que são eles que cuidam do local. São altos e baixo, um sobe e desce no meio da mata. Passamos por riachinhos sendo guiados pelo Cy, um caiçara super gente fina que foi contando as histórias do local e explicando sobre os animais e árvores da região. Ele cobrou R$ 150 pelo grupo. Os preços também variam muito, o esquema é combinar antes.
Depois de duas horas de trilha, vem a cereja do bolo!!!!! Do alto a gente vê primeiro o mar e depois o poço d’água com a água cristalina de onde é possível ver o fundo. Gente… é uma das paisagens mais loucas que já vi. Confesso que já entrei em cachoeiras mais bonitas, mas nunca tomei banho com uma vista assim. O barulho do mar enquanto tá lá se banhando é maravilhoso.
Dicas: fuja da alta temporada, fim de ano, feriado e fim de semana fica lotado e perde essa graça toda. Leve lanches e água, não tem nada para vender lá ou na trilha. Só em Ponta Negra você encontra bares e restaurantes. Acompanhe a maré, já que se ela estiver muito alta e o mar arredio, você não consegue descer. Não dá pra chegar lá de barco, só no pezão. No mais, se divirta muito por que o passeio vale muito a pena!!!
Quer mais dicas de cachoeiras incríveis? clique aqui! Curta também nossas páginas no Instagram e Facebook.
Por Bárbara Lins, do blog Descobertas Bárbaras