Saiba qual é a melhor época para viajar para as ilhas gregas

20/02/2018 20:47

Você está indeciso sobre qual é a época ideal para programar a sua viagem para as ilhas gregas? Se gastando menos durante a baixa temporada ou quando elas estão badaladérrimas e nos destaques do verão europeu? Veja as dicas da Amanda Fontenele, do blog  A Grécia do seu jeito, e analise o período que mais combina com o estilo da sua programação:

Após a morbidez do inverno, é em março que inicia a primavera grega e as condições climáticas começam a ficar favoráveis, com temperatura agradável durante o dia e redução na chance de chuvas. Nas ilhas, é entre março e abril, que muitos empreendimentos turísticos se reorganizam para a sazão e embarcações domésticas retomam a frequência dos itinerários.

Balos, um dos cartões postais de Creta e da Grécia, quase deserta em abril
Balos, um dos cartões postais de Creta e da Grécia, quase deserta em abril - Picasa

É compatível com os objetivos dos viajantes que adoram cenários floridos, priorizam atividades mais privativas, gostam de frequentar as praias, porém não dão tanta relevância aos banhos de mar, pois a água permanece um pouco fria até o fim de maio. Claro, as praias gregas despertam um encanto e sempre existe alguém que não resiste e mergulha mesmo assim.

Se você deseja viajar durante o início desta estação, fique ciente de que não será difícil se deparar com lugares (quase) vazios. As ilhas que possuem maior movimentação são: Santorini (pelo charme atemporal), Creta e Rhodos (pela dimensão, diversidade de atividades e infraestrutura). Nas demais, o número de visitantes aumenta depois da primeira quinzena de maio.

O charme arquitetônico de Oia, em Santorini
O charme arquitetônico de Oia, em Santorini - Picasa

Em junho, o verão começa de forma efetiva, as qualidades climáticas são exatas para explorar qualquer região da Grécia, tudo fica em pleno funcionamento e os valores ainda são convidativos.

Julho e agosto são o auge do verão grego, calor intenso (muitas vezes excedendo 30°C), céu e mar azulado, pôr do sol com cores vibrantes, lugares lotadérrimos com gregos e turistas tentando aproveitar ao máximo tudo o que as ilhas podem oferecer. Curtir a euforia da alta temporada pode ter um custo bastante elevado, especialmente em Mykonos e Santorini, dois dos lugares mais caros do país. Para evitar a surpresa de não encontrar disponibilidade na hora das reservas, é ideal programar tudo com certa antecedência.

Navagio Beach no auge do verão
Navagio Beach no auge do verão - Picasa

As férias das famílias com crianças, normalmente, ocorrem em agosto, sendo assim, setembro fica propício para viagens mais tranquilas e românticas.

Caso prefira viajar em outubro, priorize a primeira quinzena. Depois existe a chance de não conseguir usufruir suficientemente, por causa das más condições climáticas. Já que isso é uma cogitação, também é possível que o tempo fique favorável. É um risco! Além da diminuição na quantidade de embarcações.

De novembro até fevereiro, é a temporada para os viajantes ousados, aventureiros, que não se incomodam em viajar para a Grécia nos meses mais frios do ano, com probabilidade de chuva, céu nublado e neve em algumas regiões, inclusive em dezembro e janeiro. Uma boa notícia é que a nebulosidade, comumente, é breve. Certamente não é o período mais indicado para as ilhas, exceto Creta, que é enorme, diversificada e a rotina não depende exclusivamente do turismo. As demais, ficam praticamente só com os moradores e muitos estabelecimentos turísticos permanecem temporariamente fechados. Combina com passeios na parte continental do país. Veja mais sobre o inverno na Grécia.

A calmaria que se propaga durante o inverno em Chania-Creta
A calmaria que se propaga durante o inverno em Chania-Creta - Picasa

Então, conseguiu definir qual mês é mais adequado ao tipo da sua viagem? Fique certo de que terá inúmeros motivos para sentir-se um privilegiado ao estar de férias ou lua de mel nas clássicas e famosíssimas ilhas gregas.

Quer conferir mais dicas e fotos das ilhas gregas? Siga no instagram @agreciadoseujeitoviagens e curta no Facebook: A Grécia do seu jeito tours .Será ótimo termos vocês por lá!