Saiba qual é sotaque mais inconfundível e invejado do Brasil
Variações regionais na forma de falar foram avaliadas por pessoas de todo o Brasil; confira abaixo o resultado
Num país com dimensões continentais, como o Brasil, é normal que cada região tenha seu sotaque e expressões características. A plataforma Preply fez uma pesquisa para descobrir os sotaques mais sexys e cativantes de Norte a Sul.
Além de encabeçar a lista dos sotaques mais marcantes do país, as gírias dos cariocas foram eleitas as mais desejadas pelos moradores de outros estados. A informação é Diário do Rio.
Para elaborar o ranking, a Preply entrevistou 700 internautas de todas as regiões do país.
Na pesquisa, a plataforma pediu aos entrevistados que citassem um adjetivo a uma maneira de falar, que pôde ser avaliada segundo os seguintes adjetivos: charmosa, cativante/amigável e inconfundível.
Além disso, os entrevistados também tiveram a oportunidade de revelar qual sotaque de outro local escolheriam ter caso pudessem escolher.
O jeito de falar típico dos cariocas –cuja marca são os s “chiados” e as vogais mais abertas– foi com o topo do ranking, seguido dos baianos e mineiros.
Os 8 sotaques mais inconfundíveis do Brasil
- Carioca
- Baiano
- Mineiro
- Gaúcho
- Paulista
- Cearense
- Pernambucano
- Catarinense
Os sotaques mais charmosos do Brasil
Doce de leite, fogão a lenha, viola sertaneja… e, agora, também o sotaque mais charmoso do Brasil.
Como indicaram os entrevistados, a maneira de pronunciar as palavras em Minas Gerais é, disparada, a mais sexy de todo o país, à frente de todos os outros representantes do Sudeste.
Imbatíveis também se comparados às demais regiões, nem mesmo os baianos, cuja pontuação chegou a alçá-los à segunda posição, foram capazes de abalar o sucesso nacional dos residentes da terra do pão de queijo.
Mas, afinal, o que explicaria o tal charme desse sotaque? A resposta, não apresentada pelos participantes do levantamento, pode estar associada à maneira “cantada” como os mineiros costumam conversar.
Outro fator pode ser mania constante de recorrer aos diminutivos (por lá, “perto” se torna “pertim” e “café”, “cafezim”), atributos que tendem a ser vistos como simpáticos e carinhosos por quem os ouve pela primeira vez.
Algo parecido também deve acontecer com os baianos, destaque no ranking dos sotaques sexys e cujas características compartilham com os mineiros a melodia e ritmo marcantes, sem contar a atenção especial às vogais.
Não à toa, ambos, ao lado do modo de se expressar dos cearenses — também conhecidos pelo “ falar cantando” — encabeçaram o pódio não somente dos mais atraentes, mas das variações mais cativantes do português brasileiro.