SC: 4 destinos poucos explorados que você precisa conhecer

Passeios de balão, Maria Fumaça, belas cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego são algumas das atrações que você vai encontrar

01/02/2022 21:03

Do mar à montanha, Santa Catarina tem destinos para todos os tipos de viajantes. Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú, São Joaquim e Urubici são alguns dos queridinhos dos turistas. Mas já pensou conhecer outros lugares fora da rota tradicional?

Passeios de balão, Maria Fumaça, belas cachoeiras –cada uma mais linda que a outra–, degustação de frutas e queijos, museus e paisagens de tirar o fôlego são algumas das atrações que você vai encontrar em São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho e Corupá, na região norte de Santa Catarina.

O belo pôr do sol nos Campos do Quiriri, em Campo Alegre (SC)
O belo pôr do sol nos Campos do Quiriri, em Campo Alegre (SC) - Divulgação/Travelum Turismo

Confira 4 destinos fora da rota tradicional de SC que você precisa conhecer

1 – São Bento do Sul

Uma cidade pequena, com muito charme em suas construções com arquitetura tipicamente alemã e uma gastronomia deliciosa: estamos falando sobre São Bento do Sul, no norte de Santa Catarina.

Por lá, além de curtir o clima europeu, você pode viver várias experiências diferentes, como o passeio de balão, que está ganhando popularidade no Brasil. A Travelum Turismo, uma empresa com foco em turismo de experiência, oferece o passeio saindo de Campo Alegre, uma cidade vizinha bem próxima de São Bento do Sul. É uma vivência inesquecível para viagens de todos os tipos: em família, casais e entre amigos.

A bela Igreja da Matriz de São Bento do Sul, no norte de Santa Catarina
A bela Igreja da Matriz de São Bento do Sul, no norte de Santa Catarina - Divulgação/Travelum Turismo

Além disso, a cidade também conta com outras atrações, como Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff, que a história de São Bento do Sul; praça Jardim dos Imigrantes, Igreja Matriz, construída entre 1955 e 1960 e tem uma arquitetura única, e o Mirante, perfeito para apreciar a cidade do alto.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


2 – Campo Alegre

Campo Alegre também fica na região norte de Santa Catarina. Apesar de pequena, a cidade é repleta de atrações interessantes para quem curte estar perto da natureza e admirar lindas paisagens.

Campo Alegre (SC) é conhecida como a capital nacional da ovelha
Campo Alegre (SC) é conhecida como a capital nacional da ovelha - Divulgação/Travelum Turismo

É um ótimo destino para aqueles que desejam se desconectar da rotina e aproveitar belezas naturais. As principais atrações na cidade são:

Campos do Quiriri – É um lugar perfeito para apreciar uma paisagem de tirar o fôlego. Para chegar no ponto mais alto é necessário um veículo 4×4, pois as ruas são estreitas, com subidas íngremes e grandes pedras no meio do caminho. Na época de chuvas, somente jipes de trilhas com motoristas experientes conseguem subir, por isso, o ideal é fechar o passeio com uma agência.

Campos do Quiriri tem uma paisagem de tirar o fôlego
Campos do Quiriri tem uma paisagem de tirar o fôlego - Divulgação/Travelum Turismo

A aventura vale muito a pena! O conjunto de montanhas do Quiriri tem por volta de 30 cumes e a elevação varia de 1300 a 1600 metros. E o incrível é que nos pontos mais altos é possível até mesmo ver o mar.

Como os Campos do Quiriri fazem parte de uma área de proteção ambiental, a entrada é controlada e liberada apenas com autorização. Para realizar o passeio, a recomendação é conferir os detalhes com a Travelum Turismo.

Rampa do Bugio – Também conhecida como Rampa de Voo Livre, essa atração turística proporciona uma espetacular vista panorâmica. Assistir ao pôr do sol neste lugar que fica a 1100 metros de altitude é simplesmente inesquecível.

A Rampa do Bugio tem uma vista panorâmica espetacular dos Campos do Quiriri
A Rampa do Bugio tem uma vista panorâmica espetacular dos Campos do Quiriri - Divulgação/Travelum Turismo

Para os apaixonados por aventuras radicais, também é possível praticar voo livre por lá. E subir até a rampa exige um veículo 4×4 ou, quem preferir, pode deixar o carro em um determinado ponto e subir a pé.

Passeio rural guiado – Para quem curte um passeio rural, essa é a pedida certa para conhecer fazendas e produtores locais em Campo Alegre. A Travelum oferece um tour de 3 horas com um guia local para conhecer pontos interessantes, por exemplo, produtor de frutas vermelhas; de queijos; lojas de produtos artesanais; cachoeira Salto do Engenho e a cascata Paraíso.

Salto do Engenho – Cachoeira com 7 metros de altura e um grande volume de água. Com fácil acesso e aberto ao público, é ideal para respirar o ar puro e fazer um piquenique com a família ou amigos. Além disso, há uma região onde as águas são calmas e rasas e é possível se banhar.

Salto do Engenho, uma das atrações de Campo Alegre (SC)
Salto do Engenho, uma das atrações de Campo Alegre (SC) - Divulgação/Travelum Turismo

Festivais – Campo Alegre também é muito conhecido pelos seus festivais. O Festival de Inverno acontece todos os anos em junho e julho, no calçadão da cascatinha. É repleto de boa gastronomia, músicas, lazer e cultura.

A Festa da Ovelha, por sua vez, acontece em março e conta com apresentações culturais, comidas típicas, exposições, artesanato, entre outras atrações bem divertidas.

3 – Rio Negrinho

Outro destino fora da rota tradicional de Santa Catarina e Rio Negrinho, município que pertence aos Destinos do Quiriri. Ideal para quem gosta de ecoturismo, turismo moveleiro e de aventura.

Uma das principais atrações é o passeio de Maria Fumaça, pois é o único passeio de locomotiva a vapor no Brasil que faz um trecho longo de serra. É daqueles passeios que fazem você se sentir dentro de um filme, com paisagens lindas e diversas belezas naturais.

Maria Fumaça corta a Serra do Mar, em Rio Negrinho (SC)
Maria Fumaça corta a Serra do Mar, em Rio Negrinho (SC) - Divulgação/Travelum Turismo

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), uma organização sem fins lucrativos, é quem organiza o passeio com o objetivo de preservar a tradição, as locomotivas e as ferrovias. A Travelum Turismo, por sua vez, vende e facilita todo o processo para os turistas.

Além da Maria Fumaça, Rio Negrinho também conta com outras atrações interessantes, como o Museu Imperial Carlos Lampe, que maném a história do município viva; estação ferroviária Rio Negrinho, que abriga o museu da ABPF-SC, com acervo e equipamentos que contam a história das ferrovias, e a praça do Avião, onde há um modelo do avião T6 NA44, construído e exposto para homenagear o tenente e aviador Oldegar Olsen Sapucaia.

Todos os anos, no mês de outubro, Rio Negrinho realiza a Oberlandfest, festival que resgata tradições germânicas e conta com desfiles, grupos folclóricos, música e comidas típicas.

 4 – Corupá

Corupá também faz parte dos Destinos do Quiriri e atrai muitos turistas que gostam de natureza e cachoeiras. A Rota das Cachoeiras é a grande atração da região, com um percurso de trilha de 3 quilômetros recheado com 14 cachoeiras.

Rota das Cachoeiras, em Corupá, tem uma trilha de 3 km recheada com 14 cachoeiras
Rota das Cachoeiras, em Corupá, tem uma trilha de 3 km recheada com 14 cachoeiras - Divulgação/Travelum Turismo

É considerada uma trilha de intensidade moderada, mas aqueles que aguentam chegar até a última cachoeira não se arrependem: 125 metros de altura e rodeada por paredões de pedra. Um ponto positivo é que o parque conta com ótima estrutura, incluindo banheiros e lanchonetes.

Corupá também oferece atrações como o Parque Natural do Braço Esquerdo, que conta com uma cachoeira de 90 metros de queda d’água; a cachoeira da Usin, perfeita para banhos, pois o poço é amplo e com profundidades variadas e o Seminário Sagrado Coração de Jesus, sua beleza arquitetônica impressiona e atrai os adeptos ao turismo religioso.

Em julho, Corupá recebe o Bananalama, um dos maiores encontros de trilheiros do mundo