Santa Catarina tem rota para observação de baleias francas
Temporada de vai de julho a novembro e reúne roteiros turísticos dos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba
O litoral sul de Santa Catarina reserva atrativos turísticos únicos no Brasil. Inserida numa Área de Proteção Ambiental, a Rota da Baleia Franca é o único berçário de baleias francas do país, que reúne roteiros turísticos dos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba.
A Rota da Baleia Franca é um dos únicos lugares do mundo que você pode ver as baleias e seus filhotes de perto, em algumas trilhas, costões e até em praias da região, pois a espécie tem comportamento costeiro, e fica muito próxima as praias.
A temporada vai de julho a novembro, época em que elas migram da Antártida em busca de águas mais quentes e calmas, para se reproduzir, parir e amamentar seus filhotes em Santa Catarina. No ano passado, foi registrado o número recorde de 230 baleias.
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
- Tudo o que dá para fazer em 3 dias em São Miguel dos Milagres
- Costa das Baleias: 4 destinos para conhecer e se encantar
- 3 rotas para incluir na próxima viagem pela América do Sul
A observação é feita em safáris realizados por agências de turismo e receptivo da região, que levam os turistas até os principais berçários da espécie em águas catarinenses, além de trilhas guiadas e visita aos institutos de preservação locais.
Outras atrações
Integrando a região turística denominada Encantos do Sul, a Rota da Baleia Franca é um destino de ecoturismo que engloba diversas atividades além da observação de baleias.
Destaque para a pesca com auxílio dos botos –que acontece o ano todo e que é única no Brasil e intitulada Patrimônio Imaterial e Cultural de Santa Catarina. A região também oferece belezas naturais, praias intocadas, Patrimônio Histórico tombado pelo Iphan, engenhos de farinha, comunidade quilombola, pousadas reconhecidas internacionalmente e gastronomia rica em frutos do mar.
Composta por uma diversidade de produtos, serviços e atrativos integrados, a rota se destaca também por ter Garopaba como a capital catarinense do surfe, com diversas praias ideais para a prática.
8 DICAS DE COMO ESCOLHER UM HOSTEL SEM CAIR EM ROUBADAS
Já em Laguna, além do centro histórico tombado pelo Iphan, há diversas praias, como a do Cardoso, que se destaca no cenário internacional pelo surfe. Imbituba também tem diversas praias, como a charmosa e bela praia do Rosa, e a cidade é considerada um dos melhores locais do mundo para a prática do kitesurf. Somado a isso, a rota reúne diversas competições esportivas de corrida, bike, surfe e também de kitesurf.
Próximos a Rota da Baleia Franca estão outros destinos bem interessantes do estado, como Urussanga e seus típicos vinhos Goethe, que a exemplo de outros vinhos do Brasil e do mundo tem Indicação Geográfica; Tubarão com o Museu Ferroviário, que reúne raros trens a vapor; os Cânions do Sul, com suas belas paisagens.
A Serra Catarinense, com sua “cesta” de produtos típicos, como o queijo serrano, carne frescal, maçã da região de São Joaquim, mel de melato de bracatinga, e os renomados vinhos de altitude de Santa Catarina, que harmonizam perfeitamente com o frio e a paisagem local, também merecem a visita.
Onde ficar
Os três municípios possuem opções de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. A vantagem nesta época é que além do avistamento de baleias, há grande disponibilidade de hospedagens, além do melhor tarifário, com ótimas condições de negociação com agências e operadoras de todo país.
Como chegar
Por via terrestre, pela BR-101 (400 km de Curitiba, pelo norte, e 400 km de Porto Alegre, pelo sul); e por via aérea, os portões de entrada são Jaguaruna (70 km) e Florianópolis (100 km).
Mais informações: rotabaleiafranca.com.br