Santo Antônio do Pinhal alia romantismo e sossego pertinho de SP

As principais atrações da cidade estão ligadas direta ou indiretamente à natureza

23/11/2018 14:09 / Atualizado em 05/05/2020 12:12

Encravada no coração da Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal é uma típica cidade do interior. Vizinha de Campos do Jordão e do Sul de Minas, a cidade do santo casamenteiro (a 172 km da capital paulistas) e tornou uma das melhores opções para turistas que estão em busca de romantismo, tranquilidade e conforto em meio às montanhas.

Vista do Mirante de Santo Antônio do Pinhal
Vista do Mirante de Santo Antônio do Pinhal - Wagner Ribeiro

No centro da cidade, cuja arquitetura traz traços da cultura europeia e oriental, comunidades presentes na região, os visitantes podem conhecer a igreja da Matriz, o Mirante, a fonte de Santo Antônio, com uma bica de água fresca que desce das montanhas, e bater um delicioso papo com os moradores. Também é possível visitar diversas lojas, comprar lembrancinhas de artesanato local, e até mesmo móveis requintados e obras de arte.

Estação de trem Eugênio Lefèvre, Santo Antônio do Pinhal (SP)
Estação de trem Eugênio Lefèvre, Santo Antônio do Pinhal (SP) - Wagner Ribeiro

Mas, sem dúvida, as principais atrações de Santo Antônio estão ligadas direta ou indiretamente à natureza que, aliás, possui fauna e flora abundantes e muito bem preservadas. Dá para fazer trilhas, conhecer diversos bosques, rios, cachoeiras e nascentes, sendo a principal delas a cachoeira do Lajeado, cartão postal da cidade.

Outra opção interessante é visitar a antiga estação de trem Eugênio Lefèvre, ainda em atividade, onde se pode tomar um delicioso café e provar o famoso bolinho de bacalhau.

Fonte de Santo Antônio
Fonte de Santo Antônio - Wagner Ribeiro

A poucos metros da estação, vale ir ao Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, que oferece uma vista panorâmica para as cidades de Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé.

Cachoeira do Lajeado, Santo Antônio do Pinhal
Cachoeira do Lajeado, Santo Antônio do Pinhal - Wagner Ribeiro

O Pico Agudo, sem dúvida, é um passeio obrigatório. Com aproximadamente 1.700 metros de altitude, os turistas sempre se deslumbram com a beleza da vista de 360° que permite contemplar as montanhas da Serra da Mantiqueira, do Sul de Minas e também do Vale do Paraíba.

Vista do Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal
Vista do Pico Agudo, em Santo Antônio do Pinhal - Wagner Ribeiro

E não para por aí. No Pico Agudo também é possível assistir diversos praticantes de Asa Delta e Parapente realizando voos no local. E se você for aventureiro e quiser experimentar a sensação de ganhar os céus da cidade, não faltam oportunidades. Há diversas agências locais que agendam voos para você.

Onde ficar

Pôr do Sol em Santo Antônio do Pinhal
Pôr do Sol em Santo Antônio do Pinhal - Wagner Ribeiro

Para aproveitar as belezas naturais e a hospitalidade de São Antônio do Pinhal, a dica de hospedagem é a Pousada Quatro Estações de Pinhal. Localizada bem próximo ao centro, o estabelecimento se destaca pela tranquilidade, requinte, conforto dos quartos e, claro, pelas belas paisagens que podem ser admiradas pela janela do seu quarto.

Um dos chalés da Pousada Quatro Estações de Pinhal
Um dos chalés da Pousada Quatro Estações de Pinhal - Wagner Ribeiro

Em novembro e dezembro, a pousada tem pacotes de fim de semana variando a partir de R$ 664, o casal, com café da manhã incluso.

Onde comer

Para os amantes da boa mesa, vale a pena saborear as delícias do Bistrô Seu Beneditú, instalado dentro da pousada. Com o conceito slow food, a gastronomia do Bistrô privilegia os ingredientes orgânicos e majoritariamente produzidos na cidade.

Com capacidade para receber até 20 pessoas, o bistrô fica aberto diariamente e atende somente com reserva antecipada. Durante a semana, o horário de atendimento é das 12h às 15h para almoço e das 19h às 22h para jantar. Aos fins de semana, das 12h às 16h para almoço e os jantares são servidos das 19h às 23h.

Pousada Quatro Estações de Pinhalwww.pousada4estacoesdepinhal.com.br ou (12) 3666-2260.