Santos tem os primeiros hotéis neutros de carbono do Brasil
Ibis Santos Valongo e Novotel Santos Gonzaga recebem certificação do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza
Os dois primeiros hotéis do Brasil certificados como neutros de carbono ficam em Santos, no litoral de São Paulo. O Novotel e o Ibis receberam os títulos nesta segunda-feira, 27, do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) por adotarem diversas ações para reduzir a liberação do gás carbônico, principal responsável pelo efeito estufa.
Juntos, os dois hotéis administrados pela Atrio Hotel Management têm a responsabilidade de plantar quase 700 árvores nativas da Mata Atlântica até setembro de 2022.
De acordo com os certificados do IBDN, o Novotel Santos, localizado no bairro Gonzaga, terá que neutralizar 59,259 toneladas de emissões de gases do efeito estufa. Para isso, terá que plantar 355 árvores nativas da Mata Atlântica em área de restauração florestal no estado.
- Rede de hotéis incentiva hóspede a compensar pegada de carbono
- Fertilizante ecológico pode reduzir dependência de importação
- Aquecimento global: mudanças podem ser irreversíveis entre 2040 e 2050
- Brasil é ‘excluído’ de cúpula da ONU sobre clima
Já o Ibis, no bairro Valongo, terá que neutralizar a emissão de 50,3 toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera, com o plantio de 314 árvores.
O projeto de neutralização de ambos os hotéis segue as melhores práticas e protocolos adotados internacionalmente para o cálculo de carbono, incluindo medição e acompanhamento de diferentes iniciativas.
Depois do plantio, o IBDN dá toda a assessoria para a manutenção das mudas e análise do plantio com os dados em GPS da localização das árvores.