São José do Barreiro terá biketour e atrações rurais no feriado

A Pedalada da Independência será um dos atrativos que fará a cidade de São José do Barreiro, na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, ser uma ótima opção de passeio durante o feriado de 7 de Setembro.

O passeio irá percorrer todo o Centro Histórico da cidade, passando por estradas rurais, parada no Cachoeirão do Formoso, visita à Feira da Roça do Formoso e retornando ao centro ao anoitecer quando serão realizados shows com músicas sertanejas e outros estilos na Praça da Matriz.

Para participar da Pedalada da Independência, que acontece no domingo, dia 6, basta se inscrever no local. O ingresso é 1 quilo de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social do Municipal que montará cestas básicas que serão distribuídas a famílias carentes. Vale ressaltar que o participante deverá levar sua própria bicicleta e estar equipado com acessórios de segurança.

Coincidentemente, acontece todo início de cada mês a Feirinha da Roça do Formoso, que, em setembro, será dia 6 e reunirá produtos artesanais, da roça e caseiros.

Durante o feriado também acontece 3ª Exposição e Venda de Gado Jovem com Melhoramento Genético. O evento será de 4 a 7.

Serra da Bocaina

Saindo do centro da cidade são 25 km de estrada (em boa conservação) para chegar ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, que só permite a entrada de visitantes com autorização e a assinatura de termo de responsabilidade. O ideal é fazer a visitação com guias treinados e com carro 4X4.

Com 104 mil hectares o Parque Nacional é uma das maiores áreas protegidas de mata atlântica e São José do Barreiro tem o privilégio de ser o portal do parque que se estende até as cidades de Angra dos Reis e Paraty (RJ), Areias, Cunha e Ubatuba (SP).

É no Parque Nacional da Serra da Bocaina que está o maior pico do Estado de São Paulo, o Pico Tira Chapéu, localizado a 2.088 metros no morro Bela Vista e de onde é possível avistar as cidades do Vale do Paraíba, toda cordilheira da Serra da Mantiqueira e a baía de Paraty.

O parque possui uma das maiores biodiversidades onde vale a observação de toda sua flora e fauna. É o local onde se podem ver os famosos cogumelos azul e vermelho. Estima-se que 60% da vegetação é composta por mata nativa e o restante foi regenerada há 30 anos. Cerca de 300 espécies de pássaros foram registradas e a mata é ainda habitat de várias espécies de cobras e insetos além de macacos, tatu e onça.