São Paulo foi eleita a cidade com a melhor vida noturna do mundo

A capital paulista também se destacou entre as melhores cidades do mundo para se visitar em 2026

03/12/2025 11:44

A capital paulista foi reconhecida como a cidade com a melhor vida noturna do planeta em um ranking que avalia as metrópoles mais atraentes para visitar, morar e investir em 2026. O levantamento foi realizado pela consultoria Resonance, que possui sedes em Nova York, Bruxelas e Vancouver e atua com estratégia e marketing urbano.

O estudo, chamado World’s Best Cities 2026 (Melhores Cidades do Mundo de 2026), analisou 46 diferentes métricas para chegar ao resultado, incluindo fatores como clima, infraestrutura, indicadores econômicos, presença de grandes empresas, tráfego aéreo, referências culturais e avaliações online em plataformas como Google, TikTok e Instagram.

Balada no topo do Edifício Martinell, na região central de São Paulo
Balada no topo do Edifício Martinell, na região central de São Paulo - Divulgação

No quesito de “amabilidade”, São Paulo se destacou em duas categorias: vida noturna e presença no Instagram, alcançando o 1º lugar mundial em postagens geolocalizadas. O relatório ressalta que a cidade “retomou suas luzes de neon vibrantes”, destacando regiões como Vila Madalena e Baixo Augusta, que permanecem movimentadas todos os dias da semana, com bares, baladas, teatros e eventos culturais que consolidam a capital paulista como uma das grandes referências globais em entretenimento urbano.

Em vida noturna, a capital paulista ficou à frente de metrópoles badaladas, como Londres (Reino Unido), Nova York (EUA), Paris (França), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha).

São Paulo entre as melhores cidades do mundo

No ranking geral do World’s Best Cities 2026, São Paulo conquistou a 18ª posição, superando metrópoles como Miami (26º) e Bangkok (22º). O Rio de Janeiro também marcou presença na lista, aparecendo em 42º lugar.

O estudo ressalta que a capital paulista permanece entre as cinco melhores cidades do mundo em gastronomia. A retomada do “Guia Michelin” ao Brasil, em 2024, recolocou restaurantes como D.O.M., Maní e Evvai entre os grandes nomes da cena internacional. O guia, suspenso durante a pandemia, voltou a influenciar diretamente a escolha de revistas e críticos especializados.

Para 2025, a expectativa é de novas casas comandadas por chefs renomados, especialmente nos bairros de Pinheiros e Jardins, reforçando o status da capital como polo gastronômico.

O movimento também se reflete no consumo de luxo: São Paulo figura no top 3 mundial em compras, com a rua Oscar Freire e shoppings como JK Iguatemi e Cidade Jardim ampliando a presença de marcas internacionais e consolidando a cidade como referência global em estilo e sofisticação.

A publicação também ressalta o dinamismo da chamada “reinvenção urbana” em São Paulo. O processo inclui a revitalização plurianual do Anhembi, que até 2027 contará com uma nova arena, hotel e centro de convenções modernizados, fortalecendo ainda mais o mercado de eventos já consolidado pela São Paulo Expo.

Paralelamente, ao longo do Rio Pinheiros, seguem em construção parques lineares e ciclovias, iniciativas que ampliam o fluxo de pessoas nos fins de semana e movimentam a orla, galerias de arte e casas noturnas, reforçando o papel da cidade como polo cultural e de lazer.

As 20 melhores cidades do mundo

  1. Londres, Inglaterra
  2. Nova York, EUA
  3. Paris, França
  4. Tóquio, Japão
  5. Madri, Espanha
  6. Singapura; Singapura
  7. Roma, Itália
  8. Dubai, Emirados Árabes Unidos
  9. Berlim, Alemanha
  10. Barcelona, Espanha
  11. Sydney, Austrália
  12. Los Angeles, EUA
  13. Seul, Coreia do Sul
  14. Amsterdã, Países Baixos
  15. Xangai, China
  16. Pequim, China
  17. Toronto, Canadá
  18. São Paulo, Brasil
  19. Hong Kong, China
  20. Istambul, Turquia