Últimas notícias:

Loading...

São Paulo oferece nove roteiros temáticos; confira

Por: Redação

São Paulo, que hoje completa 461 anos, é uma metrópole superlativa em tudo, inclusive na diversidade. Efervescente caldeirão de estilos e culturas onde convivem pessoas de mais de 70 nacionalidades, também é um grande centro de entretenimento: são mais de 280 salas de cinema, 180 teatros, mais de 90 centros culturais e 110 museus, além de inúmeras casas noturnas dos mais diversos estilos para uma das noites mais agitadas do planeta.

José Cordeiro/ SPTuris
Ícone de São Paulo, a visita ao Edifício Altino Arantes (prédio do Banespa) é uma das atrações

Sem falar nas compras –com 79 shoppings e dezenas de ruas de comércio especializado. E na gastronomia –há mais de 12,5 mil restaurantes, com 52 tipos de cozinha de todas as partes do mundo.

Por motivos assim, vale a pena descobrir a cidade que é repleta de conhecimento, tendências, cheiros e cores.

Seja qual for o estilo, a capital paulista tem muito a oferecer. Por isso, a SPTuris (empresa municipal de turismo) elaborou nove roteiros temáticos com sugestões de passeios e seleção de atrativos para que o turista possa vivenciar uma São Paulo feita sob medida.

Via SPTuris

[tab:Arquitetura]

José Cordeiro/ SPTuris
Vista da região central de São Paulo, com o edifício Copam em destaque

Com seus prédios dos mais diversos estilos, formas e tamanhos, São Paulo possui um verdadeiro acervo cultural ao ar livre. Caminhar pelo centro é ver a história da cidade ser contada por suas construções, manifestações concretas das transformações pelas quais passou uma vila que em 1872 tinha pouco mais de 30 mil habitantes e era restrita ao Triângulo Histórico (cujos vértices são o Mosteiro de São Bento, a Igreja de São Francisco e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo) até se converter na atual metrópole com cerca de 12 milhões de habitantes.

Clique aqui para baixar o roteiro.

[tab:Afro]

A cultura afro é uma das bases das tradições brasileiras e é muito presente também na vida da cidade de São Paulo. Suas manifestações estão por todos os lados e enriquecem muito a cultura local com seus belos ritmos, crenças e costumes que realçam a diversidade da capital.

O roteiro que visa resgatar a história dos afrodescendentes na cidade por meio do incentivo à visitação de atrativos turísticos com referência a esta vasta e admirável cultura.

Clique aqui para baixar o roteiro.

[tab:Independência]

O roteiro mostra revelar detalhes e o contexto da Independência por meio da visita aos locais que fizeram o cenário desse acontecimento histórico, divididos em dois núcleos: Ipiranga e Centro.

Fazem parte do roteiro o Monumento à Independência, Casa do Grito, Parque da Independência, Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, Pateo do Collegio, Solar da Marquesa de Santos e praça do Patriarca.

Clique aqui para baixar o roteiro.

[tab:Mirantes]

José Cordeiro/ SPTuris
Mirante do Edifício Martinelli, no centro de São Paulo

São Paulo é caracterizada por uma incrível diversidade, e isso não é diferente em relação à sua topografia e paisagem urbana. Vales, colinas, serras, picos, parques, rios, viadutos, bairros exclusivamente de casas e áreas ocupadas quase que integralmente por prédios garantem à cidade uma configuração única, que revela vistas surpreendentes dependendo de onde se está.

Em muitos casos, uma pequena mudança de local ou de direção do olhar descortina um panorama absolutamente diferente.

Clique aqui para baixar o roteiro.

Ecorrural

José Cordeiro/ SPTuris
Localizada no extremo sul de São Paulo, a Cachoeira do Jamil é banhada pelo rio Capivari, o único rio de água limpa da cidade

São Paulo ainda preserva uma área rural que surpreendente até mesmo que mora na cidade. O roteiro mostra parte das riquezas da região sul, sua biodiversidade, seu patrimônio histórico, a presença dos índios guarani, as relações entre a arte, cultura e espiritualidade e a importância da agricultura na região.

Clique aqui para baixar o roteiro.

[tab:Futebol]

Caio Pimenta/SPTuris
Memorial do Corinthians integra o roteiro dedicado ao futebol em SP

O roteiro mostra detalhes e curiosidades sobre o início do esporte no país e sua relação com a cidade de São Paulo. Descubra não só as galerias de troféus e relíquias de alguns dos principais clubes do país e do mundo, como também explore vestiários, gramados e principalmente histórias dos gênios da bola e dos anônimos que transformaram o Brasil no país do futebol e ajudaram a fazer deste o esporte mais popular do planeta.

Clique aqui para baixar o roteiro.

Arte Urbana

Caio Pimenta/ SPTuris
O Beco do Batman, na Vila Madalena, zona oeste de SP. O local é uma verdadeira galeria de arte urbana a céu aberto

São Paulo começou a ganhar o colorido dos grafites nos anos 80. E hoje, muitos de seus artistas, reconhecidos internacionalmente, atraem visitantes à procura de suas obras, que em sua maioria, estão espalhadas pelas ruas da cidade, em especial às da Vila Madalena.

Clique aqui para baixar o roteiro.

[tab:Cidade Criativa]

O grande número de atrativos culturais espalhados pela cidade, áreas revitalizadas e reinventadas, e suas conexões fazem de São Paulo uma Cidade Criativa, em que a busca por soluções cotidianas para melhoria da qualidade de vida de seus moradores e consequentemente, da prazerosa estada de seus visitantes, é constante.

Clique aqui para baixar o roteiro.

Café

A economia cafeeira é o fator que desencadeou o desenvolvimento que levou a capital paulista da nona cidade do Brasil em 1872 até a metrópole global de hoje.

A riqueza que fluía pelos cafezais acelerou o desenvolvimento do país e se evidenciava nas elegantes mansões dos barões fazendeiros, nas grandes construções urbanas, na difusão das artes e na importação da cultura europeia, nos teatros erguidos na capital e nas novas cidades do interior paulista.

Clique aqui para baixar o roteiro.

Compartilhe:

?>