São Sebastião oferece 53 praias e muita natureza; veja dicas

De Boraceia ao Canto do Mar, há muito a ser desbravado; confira algumas dicas de praias e atividades.

Aos poucos São Sebastião vai retomando sua rotina, após a tragédia no final de fevereiro. Se a ideia é passar o final de semana ou os próximos feriados num dos destinos mais badalados do litoral norte de SP, saiba que a cidade oferece roteiros ainda pouco explorados pelos turistas.

Apesar das praias serem o principal atrativo de São Sebastião, a região de serra oferece aventura, natureza preservada e belas paisagens.

São Sebastião oferece 53 praias e muita natureza; veja dicas
Créditos: Marcos Bonello/Divulgação
São Sebastião oferece 53 praias e muita natureza; veja dicas

Muito mais que Camburi, Maresias ou Juquehy, pontos bastante conhecidos, São Sebastião soma 53 praias distribuídas por 120 km, ligadas, principalmente, pela Rodovia Doutor Manuel Hipólito do Rego (SP-55), também conhecido como Rio-Santos.

As praias de São Sebastião

De Boraceia ao Canto do Mar, há muito a ser desbravado. Dúvida maior é qual das praias escolher para ficar. Cada uma tem seu encanto, sua beleza particular. Além de seus atrativos para diferentes propostas de experiências turísticas.

São Sebastião tem praias para todo tipo de público, dos surfistas a famílias com crianças
Créditos: Marcos Bonello/Divulgação
São Sebastião tem praias para todo tipo de público, dos surfistas a famílias com crianças

Juquehy e praia Preta, por exemplo, uma bem pertinho da outra, se definem pelo lazer em família ou amigos que pretendem passar o dia entre o guarda-sol e o banho de mar.

Maresias e Camburi dão onda para o surfe, enquanto a praia das Cigarras é uma pequena extensão de areia de plena tranquilidade, ideal para o refúgio. No bairro do São Francisco tem o píer onde pescadores se reúnem e também é um lugar ideal para contemplar o mar.

Outros atrativos

Mas nem só de praia vive o turista de São Sebastião. Há muita vida além da orla. As atividades de aventura, como trilhas de diferentes níveis de acesso –daquelas que dá para levar criança, até as que exigem mais experiência no hiking, atividades radicais que passam pelo rapel, voo livre, surfe e o slackline, por exemplo.

Mas nem só de praia vive o turista de São Sebastião
Créditos: Marcos Bonello/Divulgação
Mas nem só de praia vive o turista de São Sebastião

A aventura também é garantida dentro d’água, com instruções para mergulho scuba em águas mais profundas, e para curtir a vida marinha do raso no snorkelling ou, ainda, o turismo náutico, com saídas para passeios de lancha e escuna todos os dias tanto para o roteiro das ilhas como no canal de São Sebastião.

Natureza

Contemplar, se conectar com a natureza é mais uma experiência que dá ao turista a certeza de ter feito a escolha certa do destino. A observação de pássaros na área do Parque Estadual Serra do Mar é um atrativo bastante procurado por ser um reduto já conhecido de birdwatchers à procura da imensa variedade de espécies que ocorrem neste bioma.

Mas tem também bicho bem maior para ser avistado na natureza. A estrela do turismo de contemplação já tem data e hora para chegar. Entre maio e junho, começa a temporada de observação de baleias, um espetáculo que pode ser assistido de solo.

Mas, se a proposta realmente é relaxar, tem ainda a São Sebastião Zen. Institutos e até mesmo hotéis oferecem spa, massagem, terapias holísticas, além de aulas de yoga e até sessões de sound healing. À noite, de bares e baladas a restaurantes temáticos, também não faltam opções de diversão e boa gastronomia para todas as propostas e orçamentos.