Sardenha, o destino mais paradisíaco da Europa
CIAO, sejam todos bem-vindos a região mais bonita da Itália, se você está em dúvida se vale a pena conhecer a segunda maior ilha do mediterrâneo, eu te garanto que sim, se for e não gostar, eu pago a sua viagem (trato feito).
De todos lugares da Europa que eu já fui, se pudesse te recomendar somente um, com certeza seria está ilha paradisíaca. Neste post você vai encontrar a introdução a Sardenha e também o nosso roteiro completo de 7 dias.
Provavelmente você está com centenas de dúvidas sobre o roteiro, eu também quando comecei a organizar tive várias e achei um pouco difícil de planejar a viagem pois não há muita informação disponível nos sites de viagem.
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
Você já deve ter lido que para conhecer este paraíso você precisa de pelo menos 15 dias, isso é bem verdade, mas eu acho que se você tiver poucos dias ainda sim vale a pena a viagem. Nós tínhamos uma semana e encaixamos no roteiro as praias mais tops que seria possível conhecer nesse período, portanto se tiver, 3, 5, 7 ou 15, vá!
Como chegar
A ilha tem três aeroportos, Olbia situado ao nordeste da ilha, Alghero ao noroeste e Cagliari ao sul. Nós chegamos e saímos pelo Olbia, achamos que a logística seria mais fácil desta maneira, e realmente funcionou. Vale lembrar que se você tem mais de 7 dias, eu aconselho entrar por um aeroporto e sair por outro. Tome cuidado pois desta maneira o aluguel do carro pode ficar bem mais caro quando se aluga em uma região ou cidade e faz a devolução em outra, faça uma cotação antes e compare se vale a pena.
Onde se hospedar
As regiões mais famosas da Sardenha são: La Maddalena, Cala Gonone, Porto Cervo, Santa Tereza de Gallura, Cagliari, Alghero e Stintino. Estes locais são basicamente onde a maioria das pessoas fazem base, aqui vão algumas sugestões:
3 dias inteiros: Santa Tereza de Gallura, não é o ideal mas dessa maneira você consegue ir até Cala Gonone, algumas praias da costa Esmeralda e se tiver tempo pegar o ferry para passar o dia em La Maddalena.
5 dias inteiros: 2 dias em Cala Gonone e 3 em La Madalena
+ 7 dias inteiros: 2 dias em Cala Gonone, 3 em La Maddalena, inclua Cagliari e ou Alghero.
Eu fiquei 6 dias inteiros mais meio dia da chegada e no sétimo voltei pra Londres, minha hospedagem foi de 2 dias em Cala Gonone e 4 dias em La Maddalena. Esta foi a melhor maneira para conhecer as praias que eu queria, mas estava ciente que iria andar bastante de carro pelo fato da ilha ser bem grande, portanto isso vai acontecer com você também. Infelizmente o transporte público na Sardenha não consegue atender os viajantes, portanto não vale a pena viajar para lá e não alugar carro nem que você fique hospedado somente em um local.
Eu não quis me hospedar em Porto Cervo ou Santa Teresa de Gallura pois eu estava mais interessado nas praias de La Maddalena e não queria ficar pegando ferry mais de um dia para atravessar até lá. Eu consegui visitar as praias da Costa Esmeralda e San Teodoro durante a minha estadia em Cala Gonone, se você olhar no mapa vai ver que é longe, mas daqui a pouco te explico melhor como eu fiz.
Quais as melhores praias da Sardenha
Posso afirmar que na ilha há centenas de praias lindíssimas, eu aconselho Clique aqui para continuar lendo essa matéria.