Seguindo os passos de Sherlock Holmes em Londres

Ele nunca existiu, mas ainda assim é um dos detetives mais famosos em todo o mundo.

Por: Redação

Ele nunca existiu, mas ainda assim é um dos detetives mais famosos em todo o mundo.

Em 2014, Sherlock Holmes, o protagonista das obras de Sir Arthur Conan Doyle, é tema de diversos roteiros e até de uma exposição em Londres.

Placa na Baker street, rua fictícia de Londres

É elementar, meu caro Watson, que chegou a hora de tirar a lupa da gaveta e explorar os endereços da capital da Inglaterra que inspiraram o escritor escocês e cineastas a criarem as histórias de detetive mais conhecidas da literatura mundial.

Confira o roteiro elaborado pelo site Viagem em Pauta.

Exposição em Londres
Considerada a maior do gênero, nos últimos 60 anos, a exposição ‘Sherlock Holmes: O homem que nunca viveu e nunca vai morrer’ (‘Sherlock Holmes: The man who has never lived and will never die’, nome original em inglês) traz ao público material desse detetive que fazia dupla com o Dr. Watson e explora como Holmes transcendeu a literatura e conquistou o público mundial, tanto nos palcos como no cinema.

O acervo da exposição contará com objetos emprestados de outros países como o casaco Belstaff e o sobretudo Derek Rose usado por Benedict Cumberbatch no seriado de televisão sobre Sherlock da BBC.

A exposição no Museum of London (150, London Wall – Londres) vai de 17 de outubro de 2014 a 12 de abril de 2015.

Banner da exposição em homenagem a Sherlock Holmes

E para seguir cada um dos passos de Holmes, o site oficial de turismo do Reino Unido montou um roteiro baseado em “Sherlock“, série de 2010 produzida pela BBC com os atores Benedict Cumberbatch e Martin Freeman nos papéis de Sherlock Holmes e Doctor John Watson, respectivamente. 

221B Baker Street
Nem adianta procurar, pois essa rua não existe em Londres.

221B Baker Street, o endereço fictício de Sherlock Holmes

Mas a fachada da residência fictícia de Sherlock Holmes pode ser visitada na 187 North Gower Street, próximo à estação de metrô Euston Square. Foi nessa tranquila rua de Londres que a série da BBC foi gravada.

Café Misterioso
A cafeteria Speedy’s Sandwich Bar and Café localizada na mesma rua do apartamento de Holmes é um dos locais onde o ator Cumberbatch fazia refeições durante as filmagens da série e já se transformou em uma espécie de meca para os fãs do detetive.

Fachada do Speedy’s Sandwich Bar and Café, em Londres

A casa é conhecida por seus sanduíches enrolados e já conta até com o wrap Sherlock com frango, bacon, queijo cheddar, alface crocante, cebola roxa, pimentão vermelho, pepino e molho picante. Saiba mais

Chinatown
Localizada no bairro Chinatown, a Gerrard Street aparece no episódio “The Blind Banker” em que Sherlock e Watson vão até a loja oriental de raridades The Lucky Cat. Saiba mais

Torre de Londres
A Torre de Londres é a última parada do professor Moriarty em Londres, descrito por Holmes como o “Napoleão do Crime”. É ali que o personagem deixa a mensagem “Get Sherlock”.

Londres vista do topo da Victoria Tower Westminster

O atrativo abriga joias da coroa que podem ser vistas no tour pela Torre, Patrimônio Histórico da Unesco e uma das atrações mais visitadas na capital inglesa. Saiba mais

Strand
Essa rua do centro de Londres também abriga alguns cenários das histórias de Sherlock como o Teatro Lyceum, onde ocorriam as reuniões de O Signo dos Quatro; a Royal Opera House, um dos lugares favoritos de Sherlock; e o Museu Britânico (British Museum), espaço que Sherlock usava para fazer suas pesquisas.

Fachada do Royal Opera House, em Londres

O site de turismo oficial do Reino Unido recomenda também pegar o metrô e seguir até a Catedral de St Paul (St. Paul’s Cathedral), onde foram filmadas cenas do filme de “Sherlock”, produção de 2009 com Robert Downey Jr (Sherlock Holmes) e Jude Law (Dr. John Watson).

Vista noturna da St Paul’s Cathedral
Créditos: Pawel Libera
Vista noturna da St Paul’s Cathedral

Peça de museu
As réplicas de ambientes frequentados por Sherlock Holmes como a sala de jantar e o escritório são os destaques do Museu de Sherlock Holmes, espaço dedicado ao detetive e que funciona em um edifício tombado de arquitetura georgiana. Saiba mais

Cartaz do museu dedicado a Sherlock Holmes, em Londres

Peça de bar
E já que estamos em Londres, nada como parar em um autêntico pub inglês para uma bebida mais forte.

The Sherlock Homes Pub, em Londres

O The Sherlock Homes Pub é um bar temático de Westminster dedicado a Holmes e abriga objetos de uma exposição que aconteceu na cidade, em 1957, considerada não só a primeira, mas também a mais importante coleção do mundo inspirada no famoso detetive.

O local é repleto de recordações como o revólver de Dr Watson e a réplica da sala frequentada pela dupla. Saiba mais

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta