Serra Gaúcha, a pedida certa para o Dia dos Namorados
O clima ameno do outono já tomou conta de grande parte do Brasil e esse friozinho é ideal para celebrar o Dia dos Namorados, no dia 12 de junho, de uma forma mais que especial: viajando de carro pela Serra Gaúcha.
Partindo de carro de Porto Alegre pela BR-116, a estrada (RS-235) passa a ser ladeada por hortênsias quando o turista pega a saída para Nova Petrópolis, cidade de colonização alemã e que carrega em sua arquitetura traços característicos do país. Além da parte cultural, com festas e bandinhas típicas, feiras coloniais e grupos folclóricos, o viajante ainda poderá visualizar jardins esplendorosos, com espécies típicas do clima frio.
- Harvard revela os 5 hábitos que podem acrescentar 10 anos à sua vida
- Fase do sono pode ser crítica para o risco de demência; entenda
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
Seguindo pela rodovia estadual, a próxima parada é na tradicionalíssima e encantadora Gramado. Emoldurada por ruas floridas e arquitetura clássica, a cidade se destaca pelo requinte na gastronomia, com suas casas especializadas em fondue. Gramado ainda é famosa pelos doces caseiros, além de produtos de fabricação local, como malhas, móveis, artesanato e itens em couro.
Menos de 10 km à frente está a não menos encantadora Canela, com a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, toda em pedra, –motivo de muitas romarias de devotos católicos. Na zona rural da cidade se destaca o Parque Estadual do Caracol, com a deslumbrante cascata de 130 metros de altura.
A última parada da Rota das Hortênsias é a pequena São Francisco de Paula. Com pouco mais de 20 mil habitantes, a cidade tem clima frio e úmido a partir do mês de maio e se destaca pelo artesanato e produção de doces caseiros. Sem o glamour de Gramado e Canela, é uma opção bastante interessante para quem deseja conhecer um pouco mais sobre as origens tropeiras da cidade.