Setembro é mês ideal para visitar vinícolas chilenas

Com a proximidade da primavera, os vinhedos chilenos ficam mais verdes e vistosos, e o aumento da temperatura é mais do que um convite para explorações outdoor nas lindas áreas do país tomadas por plantações de uvas.

Envolto por parreirais que se espalham por um terreno de 16 mil hectares, o equivalente a 16 mil campos de futebol, a Viña Matetic, com seu hotel-boutique La Casona, no Vale do Rosário, região vitivinícola a 1h20 de carro de Santiago, é justamente um desses destinos tranquilos e charmosos para desfrutar na estação mais aprazível e florida do ano, seja fazendo cavalgadas e passeios de bicicleta ou degustando alguns dos vinhos produzidos ali mesmo.

Vista dos vinhedos da Viña Matetic, que próximo a Santiago, capital do Chile
Créditos: Pia Vergara
Vista dos vinhedos da Viña Matetic, que próximo a Santiago, capital do Chile

Com apenas oito acomodações que levam o nome de cepas de uvas, o La Casona ocupa um casarão colonial centenário que foi cuidadosamente remodelado e elegantemente decorado. E como tudo ali gira em torno do vinho, os visitantes da Matetic têm à disposição um wine bar e uma loja que vende os vinhos da marca e uma série de produtos relacionados, bem como o restaurante Equilibrio.

Local de armazenamento de barris da Viña Matetic

Situado junto a um lago, o espaço capitaneado pelo chef Francisco Guzmán serve comida típica chilena e carnes, tudo preparado com produtos orgânicos colhidos na horta do complexo e que contam com sugestão de harmonização com os vinhos da casa. E, como não poderia deixar de ser, são oferecidos tours diários, com direito a degustações.

Fachada do hotel boutique La Casona, na vinícola Matetic

Mais informações sobre o La Casona Hotel e a vinícola Matetic podem ser obtidas no site www.matetic.com.