Site lista as dez companhias aéreas mais seguras do mundo

09/01/2015 10:40 / Atualizado em 14/01/2015 12:15

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta

Em época de acidentes fatais no mundo da aviação, esta lista chega em boa hora.

A AirlineRatings.com acaba de divulgar uma lista, entre 449 empresas analisadas, com as dez companhias aéreas mais seguras do mundo, para 2015.

A australiana Qantas lidera, em primeiro lugar, seguida pelas seguintes companhias, em ordem alfabética (apenas a companhia vencedora tem colocação): Air New Zealand, British Airways, Cathay Pacific Airways, Emirates, Etihad Airways, EVA Air, Finnair, Lufthansa, Qantas e Singapore Airlines.

A australiana Qantas foi considerada a companhia aérea mais segura para se voar em 2015
A australiana Qantas foi considerada a companhia aérea mais segura para se voar em 2015

O sistema de classificação da AirlineRatings.com leva em consideração as auditorias feitas por órgãos de controle de aviação como a FAA (a agência de aviação civil dos EUA) e a ICAO (sigla em inglês para Organização Internacional da Aviação Civil), auditorias governamentais e registros de fatalidades das empresas aéreas, além do histórico de operações das empresas como registros de incidentes.

A empresa responsável pelo estudo classificou também, na categoria segurança, as companhias aéreas de baixo custo mais seguras: Aer Lingus, Alaska Airlines, Icelandair, Jetblue, Jetstar, Kulula.com, Monarch Airlines, Thomas Cook, TUI Fly e Westjet.

A companhia aérea irlandesa de baixo custo Aer Lingus foi classifica como uma das mais seguras do mundo
A companhia aérea irlandesa de baixo custo Aer Lingus foi classifica como uma das mais seguras do mundo

Segundo a Airline Ratings, a conquista da primeira posição pela Qantas se deve a fatores como pioneirismo no monitoramento de motores da sua frota usando comunicação por satélite, o que possibilita encontrar um problema antes que se torne um problema de segurança maior; liderança no desenvolvimento do Sistema de Navegação Aérea do Futuro (Future Air Navigation System); usos do Registrador de Dados do Voo (Flight Data Recorder) para monitorar o avião e o desempenho da tripulação e do GPS para pouso automático e abordagem precisa próximo de montanhas em nuvens usando RNP (Required navigation performance).

Ainda de acordo com os dados divulgados pela empresas, 2014 foi marcado por 21 acidente fatais com 986 mortes, um número maior que a média dos últimos 10 anos. A taxa de acidentes fatais do ano passado foi de 1 em cada 1,3 milhões de voos.