Soroche: Como se preparar para a altitude de Machu Picchu
Já ouviu falar do soroche, o famoso mal-estar da altitude?
Já ouviu falar do soroche, o famoso mal-estar da altitude que surpreende muitos viajantes em Machu Picchu? Pois é, não é à toa que uma visita ao Peru provoca sensações únicas – e um mix de emoções e desafios físicos!
Quando falamos de um destino a quase 2.500 metros acima do nível do mar, é essencial seguir algumas dicas para ajudar o corpo a se aclimatar e evitar que o soroche atrapalhe sua aventura. Embora o soroche seja bastante comum e inofensivo, ele pode causar enjoo e desconforto nos primeiros dias até que o corpo se adapte.
A equipe da Machu Picchu Brasil, especialista em roteiros pelo Peru, compartilha dicas valiosas para curtir a altitude sem preocupações e se manter longe do famoso mal de altitude.
- Tudo o que dá para fazer em 3 dias em São Miguel dos Milagres
- 3 rotas para incluir na próxima viagem pela América do Sul
- 5 dicas para começar a planejar sua viagem, segundo especialista
- Peru Week tem pacotes de viagem para a terra de Machu Picchu a preços promocionais
A Altitude de Machu Picchu
Machu Picchu está a uma altitude de 2.430 metros, enquanto Cusco, ponto de partida para muitos, encontra-se ainda mais acima, a quase 3.400 metros. Para os aventureiros que percorrem a Trilha Inca, há pontos ainda mais altos, como o temido Warmihuañusca, a mais de 4.200 metros. O ar rarefeito, a caminhada intensa e a falta de adaptação ao ambiente podem potencializar os efeitos do soroche.
Os Sintomas do Soroche
Nem todos os viajantes sentem o impacto da altitude, pois depende da adaptação do organismo. Entretanto, para quem sente, alguns dos sintomas mais comuns são:
- Enjoo e leve mal-estar;
- Perda de fôlego com pouco esforço;
- Dor de cabeça leve;
- Tontura ocasional;
- Sensação de cansaço.
Geralmente, esses sintomas são leves e passageiros. Mas, claro, melhor evitar, não é?
Dicas para minimizar os efeitos da altitude
Antes de partir para Machu Picchu, passe um tempo em Cusco para se aclimatar. Aqui vão algumas recomendações:
- Reserve o primeiro dia para caminhadas leves, sem pressa.
- Prove o tradicional chá de coca – muitos hotéis oferecem logo no check-in. Esse chá ajuda a regular o fluxo sanguíneo e a respiração.
- Se sentir qualquer sintoma, sente-se, respire fundo e relaxe um pouco.
- Tenha sempre água à mão para manter-se hidratado.
- Nos primeiros dias, evite refeições pesadas e pratos muito condimentados. Deixe para experimentar toda a culinária peruana depois que o corpo estiver aclimatado!
Com essas dicas, você pode encarar a altitude de Machu Picchu com confiança e aproveitar ao máximo sua jornada pelas ruínas incas.