SP ganha guia turístico do futebol; confira roteiro
São contemplados 10 estádios de cinco cidades diferentes no itinerário. As arenas ficam em São Paulo, Santos, Bragança Paulista, Ribeirão Preto, Araraquara
É fã de futebol? São Paulo acaba de ganhar um guia turístico sobre o esporte. A Rota do Futebol SP revisita a história e apresenta o atual cenário do futebol paulista.
Desenvolvido em colaboração com clubes e prefeituras, o guia abrange atrações na capital e em cidades do interior e litoral e inclui a visita a museus, como o Pelé, em Santos.
Também faz parte da Rota do Futebol SP as visitas guiadas por 10 estádios paulistas, com atrações como salas de troféus, vestiários e gramado, em cidades como São Paulo, Santos, Bragança Paulista, Ribeirão Preto e Araraquara. A capital paulista abriga seis deles.
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
O guia (acesse aqui) reúne atividades disponíveis em cada um desses estádios, como visitas a salas de troféus.
O guia turístico do futebol
O guia turístico do futebol oferece informações sobre como visitar a Arena Pacaembu, MorumBIS, Neo Química Arena, Allianz Parque, o Estádio do Canindé e o Estádio Conde Rodolfo Crespi (Rua Javari), ambos na capital paulista, a Vila Belmiro, em Santos, Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, Fonte Luminosa, em Araraquara, e a Arena Nicnet, em Ribeirão Preto.
Há ainda informações sobre o Museu do Futebol, do Rei Pelé e o Memorial Mauro Silva, entre outros.
A Arena Corinthians recebe por ano 150 mil visitantes de mais de 50 países e do Brasil. O Morumbis recebe cerca de cinco mil pessoas para o tour guiado apenas no fim de semana. Já a Vila Belmiro bateu os dois milhões de visitantes desde a inauguração do espaço, em 2003.
O objetivo do projeto é aproveitar todos os chamarizes futebolísticos do estado para estimular o turismo esportivo na região.
No itinerário que passa por estádios e sedes de clubes históricos, do litoral e interior, é possível conhecer diferentes tradições locais e esportivas. Cada canto do estado oferece uma perspectiva única do futebol e da cidade.