SP tem 45 praias impróprias para banho de mar; veja lista
Praia Grande, no litoral sul, é a cidade com maior número de praias com balneabilidade inadequada
Vai aproveitar o feriado prolongado de Carnaval no litoral? Então é bom ficar atento antes de entrar no mar. Boletim da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) aponta que 45 praias paulistas estão impróprias para banho.
Praia Grande, no litoral sul, é a cidade com maior número de praias com balneabilidade inadequada, 12 no total. Já Bertioga, Iguape e Ilha Comprida têm todas as praias com qualidade boa para o banho de mar. Ao todo, a Cetesb monitora 177 pontos no litoral paulista. Confira o mapa aqui.
Em Ubatuba, dos 34 pontos monitorados pela Cetesb, incluindo os sete da Ilha Anchieta, sete registraram condições impróprias para o banho –Itaguá; Santa Maria; Perequê-Mirim; Lázaro; Domingas Dias, Dura e Lagoinha. Em Caraguatatuba, apenas a praia do Indaiá não é recomendada.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
Já em São Sebastião, das 30 praias monitoradas pela Cetesb, apenas a de São Francisco não apresenta qualidade boa para o banho de mar. Ilhabela tem seis praias improprias: Armação; Viana; Barreiros do Sul; Saco da Capela; Itaquanduba; Itaquaçu e Portinho.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
No Guarujá, o banho de mar não é recomendado nas praias do Perequê e da Enseada, na altura da rua Chile e da avenida Santa Maria. Em Santos, três pontos estão inadequados: Embaré, Boqueirão e Gonzaga.
Na cidade de São Vicente as praias a serem evitadas são: Divisa; Itararé-Posto 2; Milionários e Prainha. Em Praia Grande, todas as 12 praias do munícipio estão inadequadas para banho de mar. Já em Mongaguá, dos sete pontos monitorados pela Cetesb, quatro estão impróprios: Vila São Paulo, Central, Vera Cruz e Santa Eugênia.
No município de Itanhaém, dos 12 pontos de monitoramento, apenas um está impróprio para o banho de mar: Suarão (Afpesp). A vizinha Peruíbe tem dois: Balneário S. J. Batista e Peruíbe (Av. São João).
As condições podem ser alteradas em razão do período de chuvas. A Cetesb recomenda que os banhistas entrem no mar 24 horas após precipitações fortes e intensas. O período de amostragem é de 16 de janeiro a 13 de fevereiro de 2022. Os dados foram atualizados no dia 23 de fevereiro.
Lista das praias impróprias para o banho no litoral de SP
Ubatuba
– Itaguá (av. Leovegildo, altura do 1.724)
– Santa Maria
– Perequê-Mirim
– Lázaro
– Domingas Dias
– Dura
– Lagoinha (av. E. Velho)
Caraguatatuba
– Indaiá
São Sebastião
– São Francisco
Ilhabela
– Armação
– Viana
– Barreiros do Sul
– Saco da Capela
– Itaquanduba
– Itaquaçu
– Portinho
Bertioga
– Todas as praias com qualidade boa para o banho
Guarujá
– Perequê
– Enseada – Rua Chile
– Enseada – Av. Santa Maria
Santos
– Embaré
– Boqueirão
– Gonzaga
São Vicente
– Praia da Divisa
– Itararé-Posto 2
– Milionários
– Prainha
Praia Grande
– Canto do Forte
– Boqueirão
– Guilhermina
– Aviação
– Vila Tupi
– Ocian
– Vila Mirim
– Maracanã
– Vila Caiçara
– Real
– Flórida
– Jardim Solemar
Mongaguá
– Vila São Paulo
– Central
– Vera Cruz
– Santa Eugênia
Itanhaém
– Suarão – Afpesp
Peruíbe
– Balneário S. J. Batista
– Peruíbe – Av. São João
Iguape
– Todas as praias com qualidade boa para o banho
Ilha Comprida
– Todas as praias com qualidade boa para o banho