SP tem única ilha do Hemisfério Sul com selo internacional; conheça
Ilha dos Arvoredos, no Guarujá, foi projetada na década de 1950 para ser autossustentável
A Ilha dos Arvoredos, localizada no Guarujá, no litoral paulista, recebeu o selo Green Key e se tornou o primeiro atrativo turístico das Américas e do Hemisfério Sul a possuir tal certificação.
Prêmio internacional reconhece atrativos turísticos por sua excelência em sustentabilidade e responsabilidade social.
Para receber o título, a Ilha dos Arvoredos passou por um processo de avaliação de documentação e sistema de gestão, além de um auditoria externa realizada em 23 de dezembro do ano passado.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
O selo Green Key
O selo Green Key existe desde 1994 e é gerido pela Foundation for Environmental Education (FEE), sediada na Dinamarca. Os níveis de excelência dos aprovados são continuamente avaliados em inspeções regulares.
Mais de 4 mil estabelecimentos em 60 países possuem a certificação, concedida a instalações turísticas em seis categorias: equipamentos de hospedagem, parques de campismo, pousadas e pequenas acomodações, centros de eventos, restaurantes e atrativos turísticos.
Desses 4 mil selos em todo o planeta, apenas 97 são na categoria atrativos turísticos (museus, centros de visitantes e parques temáticos), e a Ilha dos Arvoredos torna-se agora o único atrativo localizado nas Américas e do Hemisfério Sul.
Os demais estão concentrados na Europa (65) e na Ásia (1). A categoria de Atrações Turísticas é considerada a mais complexa para ser atendida e, por isso, possui poucos selos distribuídos.
Conheça a Ilha dos Arvoredos
A Ilha dos Arvoredos foi projetada nas décadas de 1950 e 1960 pelo engenheiro Fernando Eduardo Lee para ser um verdadeiro laboratório a céu aberto, com recursos e tecnologias sustentáveis para demonstrar a importância da relação harmoniosa com o meio ambiente.
Localizada a 1,6 km da costa da praia de Pernambuco, o local até pouco tempo atrás era inacessível ao público. A ilha foi aberta à visitação no final de 2021.
Mas esqueça o cooler, guarda-sol e cadeiras. O acesso é exclusivo para visitas educativas.
Os passeios ocorrem aos fins de semana, incluindo roteiro de barco e visita guiada pela Ilha dos Arvoredos. O tour permite o contato dos visitantes com este oásis da ciência da Baixada Santista.
O local abriga diversas obras arquitetônicas e aplicações tecnológicas que possibilitam aos visitantes um aprendizado único sobre sustentabilidade. Clique aqui e agende sua visita.