Stonehenge foi criada por alienígenas? 4 teorias sobre o monumento que irão te deixar de queixo caído

O monumento de Stonehenge, localizado no Reino Unido, carrega consigo diversos mistérios que intrigam a todos desde sua descoberta

13/11/2024 08:01

O monumento de Stonehenge, localizado no Reino Unido, carrega consigo diversos mistérios que intrigam a todos desde sua descoberta
O monumento de Stonehenge, localizado no Reino Unido, carrega consigo diversos mistérios que intrigam a todos desde sua descoberta - Depositphotos/edella

Stonehenge, localizado no Reino Unido, é um dos monumentos mais misteriosos do mundo. Acredita-se que o círculo de pedras, que chegam a ter 5 metros de altura e pesar quase 50 toneladas, foi construído a cerca de 5 mil anos, mas passou por várias etapas em milhares de anos.

Desde sua descoberta, muitos arqueólogos e historiadores buscam entender a origem e significado do sítio arqueológico. Assim, o lugar carrega muito misticismo que intriga a todos, o que o torna um dos pontos turísticos mais visitados do país. 

Vamos te contar as 4 teorias da conspiração mais surpreendentes sobre a formação de Stonehenge que irão te deixar de queixo caído.

Obra alienígena

Uma das principais teorias da conspiração sobre a criação de Stonehenge, é a de que o monumento foi um presente de seres extraterrestres.

Assim, muitos ufólogos acreditam que seres de outros planetas, com tecnologia avançada, visitaram a terra há muitos milênios atrás e construíram não só o sítio arqueológico no Reino Unido, mas também outros locais, como a ilha de páscoa.

Muitas pessoas acreditam nessa teoria por duvidarem que a humanidade da época, seria capaz de construir algo dessa magnitude.

Stonehenge veio da magia

O historiador Geoffrey of Monmouth, do século 12, relatou que Stonehenge foi, na verdade, criado por Merlin, um poderoso mago. Dessa forma, Monmouth acreditava que a figura teria utilizado magia para transportar as pedras da Irlanda para a Inglaterra.

Ainda de acordo com os relatos, o monumento foi construído a pedido de soldados britânicos, que queriam homenagear amigos que morreram em batalha.

Merlin, além de mago, foi profeta e conselheiro do rei Artur nas lendas e histórias do Ciclo Arturiano. O personagem é famoso em livros, séries e filmes.

Mapa Estelar e calendário

O historiador Gerald Hawkins defende que Stonehenge é uma mistura de mapa e calendário estelar. 

De acordo com estudos, 165 pontos da construção estão alinhados com objetos celestes. Além disso, outros cientistas constataram que a posição das pedras poderia ser usada para prever fenômenos como eclipses. 

Já o estudo da Universidade de Bournemouth, liderado pelo professor Timothy Darvill, acredita que o monumento era um calendário perpétuo ‘simples e elegante’ baseado em um ano solar tropical de 365,25 dias. Com isso, as 30 pedras do círculo externo representam os dias de um mês.

Cemitério

Já um estudo recente de arqueólogos britânicos, aponta Stonehenge como um dos maiores cemitérios da Grã-Bretanha, do período Neolítico. Dessa forma, acredita-se que suas pedras foram erguidas como uma maneira de homenagear os mortos. 

Assim, após serem encontrados ossos humanos no local, o arqueólogo britânico Mike Parker Pearson estima que há cerca de 240 pessoas enterradas no monumento. O estudo também identificou 56 pontos de cremação e antigos vasos, provavelmente para a queima de incensos, que reforçam essa teoria.

O que se sabe sobre Stonehenge?

  • Segundo estudos, as pedras teriam viajado cerca de 320 km desde seu local de origem, na área de Mynydd Preseli, no País de Gales;
  • O historiador Gary Levin, defende que elas foram transportadas em espécies de casulo feitas de vime, que permitiam que fossem roladas e até flutuarem na água;
  • Já estudos da Universidade de Exeter, na Inglaterra, apontam que os rochedos foram rolados sobre enormes bolas feitas de madeira e pedra