‘Stranger Things’ impulsiona buscas por viagens aos cenários da série
Brasileiros impulsionam buscas por destinos inspirados na série, revela pesquisa da Hoteis.com
A estreia da quinta e última temporada de “Stranger Things”, na Netlfix, causou furor nas redes sociais nesta semana. Dividida em três volumes, a série retoma a história em Hawkins, onde os protagonistas precisam enfrentar a batalha final contra o temido Vecna e as forças do mundo invertido.
Mas a badalada série criada pelos irmãos Duffer também tem despertado o interesse dos brasileiros em viajar. Levantamento da plataforma Hoteis.com aponta aumento nas buscas por destinos próximos aos locais de filmagem da saga.

O interesse em conhecer destinos que aparecem nas telinhas e telonas é chamado de “Set-Jetting” (em português, “viagens inspiradas em filmes e séries”. Segundo o relatório Unpack ’26, da Hoteis.com, essa tendência deve movimentar cerca de US$ 8 bilhões apenas nos Estados Unidos. Mais da metade dos viajantes globais (53%) e, de forma ainda mais expressiva, 81% da Geração Z e dos Millennials, afirmam planejar suas viagens com base em cenários vistos nas produções audiovisuais.
Essa tendência também está em alta no Brasil. De acordo com a pesquisa, 56% dos usuários da plataforma já pesquisaram férias em locais que aparecem em filmes ou séries.
“Sabemos que muitos fãs brasileiros se apaixonaram pelo charme nostálgico e pelo mistério sobrenatural da saga, e esse interesse se reflete nos dados da Hoteis.com, que destacam o aumento nas buscas por locais de filmagem”, afirma Christie Hudson, diretora Global de Relações Públicas do Hoteis.com.
Nesse contexto, “Stranger Things” se destaca como um dos maiores exemplos. A série, marcada por mundos paralelos, instalações secretas e laços de amizade, transformou seus locais de filmagem, como Atlanta, em verdadeiros pontos turísticos. Fãs apaixonados pela trama viajam para reviver as cenas icônicas e sentir de perto a atmosfera que antes só existia na ficção.
Atlanta e Indiana se destacam entre os fãs brasileiros de “Stranger Things”
A região metropolitana de Atlanta, na Geórgia, lidera a lista de destinos mais buscados por fãs de “Stranger Things”, já que grande parte das filmagens que deram vida à fictícia cidade de Hawkins aconteceram ali. O interesse dos brasileiros é evidente: as pesquisas por hospedagem na cidade cresceram mais de 80%.

A vizinha Jackson também ganhou destaque, registrando aumento superior a 70% nas buscas, por ter servido como cenário para o distrito comercial da série. Entre as opções de estadia mais recomendadas, o Embassy Suites by Hilton Atlanta chama atenção pela localização estratégica, próxima a pontos icônicos como o exterior do laboratório de Hawkins e o Starcourt Mall.
Já o Candlewood Suites Jackson é indicado como base ideal para explorar as áreas centrais que inspiraram a ambientação da produção, tornando-se parada obrigatória para quem deseja mergulhar no universo da série.

Outro destino que registrou aumento nas buscas por hospedagem foi Indiana, que inspirou toda atmosfera dos anos 1980 e deu vida a fictícia Hawkins. Destaque para a cidade de Bloomington, que registrou aumento expressivo no interesse dos brasileiros. Por lá, o Graduate Hotel, que oferece uma suíte temática dedicada à série, com o “Pacote Experiência Mundo Invertido”, e o Grant Street Inn, charmosa pousada histórica com um toque nostálgico que combina com toda nostalgia.
O terceiro destino com aumento nas buscas é a California. Nas últimas temporadas, a história apresenta a cidade fictícia de Lenora Hills, inspirada na atmosfera ensolarada dos subúrbios do sul do estado. As buscas por San Diego na Hoteis.com aumentaram 25%, refletindo o forte interesse de viajantes brasileiros atraídos pelas paisagens cinematográficas clássicas.

Entre as opções de hospedagem estão o Horton Grand Hotel e The Lafayette Hotel & Club, ambos em San Diego. O primeiro é uma propriedade histórica em estilo vitoriano que oferece uma atmosfera nostálgica e aconchegante. Já o segundo é um hotel boutique histórico com design retrô-chique e espaços públicos vibrantes.