Templo Karni Mata, na Índia, é inteiro dedicado aos ratos: milhares de roedores ficam no local

Templo Karni Mata é considerado sagrado e abriga cerca de 20 mil roedores que são tratados como humanos

20/11/2024 07:31 / Atualizado em 02/12/2024 11:54

Templo Karni Mata, na Índia, é inteiro dedicado aos ratos
Templo Karni Mata, na Índia, é inteiro dedicado aos ratos - Depositphotos/STYLEPICS

Você já imaginou um lugar em que ratos são tratados como seres sagrados? O Templo Karni Mata, localizado na vila de Deshnoke, na Índia, é inteiramente dedicado aos animais e abriga cerca de 20 mil deles.

Deshnok fica na região do Rajastão, localizada a mais de 500 quilômetros da capital Nova Delhi.

No templo, os ratos são alimentados diariamente com ampla oferta de alimentos, além de beberem leite e serem tratados como humanos. Com isso, se você quiser visitar o lugar precisa entrar descalço, portanto, há grande chance de pisar no xixi os excrementos dos bichos que estão por toda parte, o que gera receio em alguns turistas.

Outra curiosidade é que a entrada no templo é gratuita, no entanto, se você pisar em algum dos roedores terá que pagar o peso dele em ouro.

Lenda local 

O nome do templo foi inspirado em Karni Mata, mulher que os antigos acreditavam ser uma reencarnação da deusa Durga.

O nome do templo foi inspirado em Karni Mata, mulher que os antigos acreditavam ser uma reencarnação da deusa Durga.
O nome do templo foi inspirado em Karni Mata, mulher que os antigos acreditavam ser uma reencarnação da deusa Durga. - Depositphotos/AbhishekMittal

O nome do templo foi inspirado em Karni Mata, mulher que os antigos acreditavam ser uma reencarnação da deusa Durga. 

Dessa forma, segundo a lenda local, para salvar o seu filho de um afogamento, a mulher invocou os poderes da deusa. Entretanto, como troca, aceitou que ela e toda a sua descendência reencarnasse como ratos.

Assim, os ratos do local são vistos como reencarnações humanas. Além disso, o inverso também acontece, cada rato morto representa também o nascimento de um humano na aldeia do templo.

Com isso, os visitantes do Templo Karni Mata levam comida até um altar iluminado onde se ajoelham ao lado dos roedores, falam com eles e até tocam. Isso porque acreditam que estão conversando com familiares do passado e do futuro.

Os ratos do Templo Karni Mata

Se estima que, atualmente, o lugar abriga cerca de 20 mil roedores, porém esse número já foi muito maior.
Se estima que, atualmente, o lugar abriga cerca de 20 mil roedores, porém esse número já foi muito maior. - Depositphotos/DonyaNedomam

Se estima que, atualmente, o Templo Karni Mata abriga cerca de 20 mil roedores, porém esse número já foi muito maior.

Isso tem acontecido porque tomar muito leite é prejudicial para os ratos. Além disso, algumas pessoas levam doces e outros alimentos que levam os bichos a terem uma vida mais curta.

Os ratos brancos são considerados uma reencarnação de Karni Mata ou de algum de seus herdeiros diretos. Assim, encontrar algum durante o passeio é considerado sorte, da mesma forma como é um bom sinal se um deles passar por cima do seu pé.

Festival de Navaratri

O Festival anual de Navaratri é uma das principais festividades hindu que celebra a deusa Durga.
O Festival anual de Navaratri é uma das principais festividades hindu que celebra a deusa Durga. - Depositphotos/beingbonny

O Festival anual de Navaratri é uma das principais festividades hindu que celebra a deusa Durga. O evento dura nove noites, pois acredita-se que esse é o número de vezes que a divindade reencarnou.

Com isso, nesses dias, há uma enorme fila para entrar no Templo Karni Mata. Os devotos que querem prestar homenagens, precisam enfrentar uma espera de cerca de 6 horas.