Temporada de cruzeiros no Brasil terá 9 navios e mais de 200 roteiros
Serão mais de 170 dias de duração com oferta de 862 mil leitos nos nove navios que percorrerão a costa brasileira
A temporada de cruzeiros 2024/2025 no Brasil, que começa oficialmente em 9 novembro, promete ser uma das mais movimentadas dos últimos anos, trazendo grandes navios e várias opções de roteiros para diferentes perfis de viajantes.
Serão mais de 170 dias de duração com oferta de 862 mil leitos nos nove navios que percorrerão a costa brasileira. Para esse período, mais de 200 roteiros foram confirmados em 18 destinos diferentes.
A expectativa é de superar os resultados da última temporada que injetou R$ 5,2 bilhões na economia nacional e gerou 80 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.
- BlaBlaCar comemora 9 anos no Brasil com mais de 2 mil e 500 passagens de ônibus por menos de R$ 1
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- São Roque (SP) tem tour enogastronômico e passeios históricos
- Vai para Miami? Inclua um cruzeiro pelo Caribe
De acordo com uma pesquisa realizada pela CLIA Brasil, 92% dos cruzeiristas entrevistados pretendem realizar uma nova viagem de cruzeiro, e 87% afirmam querer retornar a destinos visitados durante a viagem. Além disso, 78% dos passageiros desembarcaram em pelo menos uma parada do roteiro.
O primeiro navio da temporada de cruzeiros
O primeiro navio da temporada de cruzeiros a chegar ao país foi MSC Seaview, que atracou nesta segunda-feira, 4, em Salvador (BA), vindo da travessia da Europa.
Além do Seaview, a MSC Cruzeiros terá outros seis navios na costa brasileira — MSC Splendida, MSC Grandiosa, MSC Orchestra e MSC Armonia. A armadora também terá o MSC Poesia, que partirá da Argentina rumo ao litoral brasileiro, e o MSC Magnifica, que passará pelo Brasil em sua viagem de volta ao mundo.
A Costa Cruzeiros trará novamente três navios para o país –Costa Costa Diadema, Costa Pacífica e o Costa Favolosa. Já Costa Deliziosa fará uma rápida passagem em seu cruzeiro de volta ao mundo.
A Norwegian Cruise Line também fará escalas rápidas no Brasil com o navio Norwegian Star, que terá roteiros até a Antártica.
Ao todo, serão seis portos de embarque e desembarque: Itajaí (SC); Maceió (AL); Paranaguá (PR); Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP), além de fazerem escalas em Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Porto Belo, Recife, incluindo Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este, até 24 de abril, fim da temporada.
Navios de longo curso
A atual temporada evidencia o Brasil como rota de importantes companhias marítimas internacionais. Serão mais de 30 navios de longo curso, que farão paradas em mais de 40 cidades localizadas em estados como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Rio Grande do Sul, ampliando o alcance do impacto do segmento no país.
“A indústria de cruzeiros está trabalhando para manter sua curva de crescimento no país e na América do Sul e continuar impactando positivamente toda a cadeia do turismo, que abrange desde o comércio local até serviços de transporte, hotelaria e passeios turísticos nas cidades de embarque, desembarque e escala”, diz Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.
Ônibus exclusivo para o Porto de Santos
Para quem mora na capital paulista ou no interior do estado, a plataforma ClickBus irá disponibilizar viagens rodoviárias para o Porto de Santos durante a alta temporada de cruzeiros de 24/25.
Os primeiros ônibus saem a partir de 12 de novembro e as rotas especiais permanecerão até o fim do primeiro trimestre do próximo ano.
Em parceria com a viação Cometa, a iniciativa tem como objetivo proporcionar aos consumidores viagens seguras, cômodas, sem conexão e com horários otimizados para passageiros aéreos que precisam se deslocar dos aeroportos para o embarque em cruzeiros.
Os pontos de embarque ocorrem nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, e também Campinas, Araraquara, Catanduva, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.