Tennessee instala binóculos com lentes especiais para daltônicos

Tecnologia permite que viajantes com daltonismo enxerguem as cores das paisagens naturais pela primeira vez na vida

19/11/2021 18:25

Conhecido por sua impressionante folhagem de outono com tons laranjas brilhantes, amarelos vibrantes e vermelhos profundos, o estado americano do Tennessee também se preocupa em ser um destino inclusivo.

No final de outubro, o estado ganhou seu 13º binóculo com lente especial para daltônicos. O equipamento foi instalado no Parque Estadual e Área Natural Radnor Lake, em Nashville.

Binóculos ajudam os daltônicos a contemplar folhagem de outono no Tennessee
Binóculos ajudam os daltônicos a contemplar folhagem de outono no Tennessee - Divulgação/Tennessee Tourism

A novidade faz parte de um projeto do Tennessee Tourism –escritório de promoção turística– criando em 2017. Desde então, 12 binóculos estacionários –aqueles que geralmente ficam em algum lugar alto e diante de uma bela vista– com uma tecnologia que permite a pessoas daltônicas enxergarem as cores verde e vermelho.

Visitantes podem encontrar os binóculos mais próximos de onde estiverem usando o mapa interativo disponibilizado no site do Departamento de Turismo estadual. Praticamente todos eles ficam instalados em parques e reservas ao ar livre.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Alguns museus e bibliotecas nos Estados Unidos, incluindo o Museu de Arte Contemporânea de Denver, o Museu Georgia O’Keeffe, a Academia de Ciências da Califórnia e o Sistema de Bibliotecas Públicas do Condado de St. Johns em St. Augustine, Flórida, possuem vidros EnChroma para os visitantes usarem durante a visita.

Tennessee daltônicos

Daltonismo

Pessoas com daltonismo, condição que dificulta ou impossibilita alguém de ver cores como verde e vermelho, não conseguem apreciar da mesma maneira que os demais todas as cores que a maioria vê ao olhar para o horizonte.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Color Blind Awareness, aproximadamente 300 milhões de pessoas em todo o mundo têm algum tipo de daltonismo, desde deuteranomalia -uma sensibilidade reduzida à luz verde- à monocromacia -uma ausência completa de cor.