Tour harmoniza tacos e vinhos na Cidade do México
No roteiro tem até taqueria com estrela Michelin; confira as dicas
Com uma base simples de tortilla de milho ou trigo, os tacos podem ser recheados com uma infinidade de ingredientes, desde carnes e frutos do mar até opções vegetarianas, sempre acompanhados por molhos e temperos únicos.
Essa versatilidade faz dos tacos um elemento central da cozinha mexicana, adaptável a diferentes regiões e paladares.
Além disso, os tacos refletem a conexão do povo mexicano com seus ingredientes nativos, como o milho, que é cultivado e consumido no país há milhares de anos. Eles também desempenham um papel social importante, sendo encontrados tanto em festas familiares quanto em mercados de rua.
- 5 motivos para incluir João Pessoa na sua lista de viagens prioritárias
- Falta de vitamina B12: conheça 13 sinais e saiba como suprir a deficiência
- É possível comer feijão e não sofrer com os gases? Veja o que diz a ciência
- Pompeia, no sul da Itália, impõe limites de visitantes contra turismo de massa
Em qualquer esquina da Cidade do México tem uma taqueria, cada uma com seu “segredo” ou forma de preparo único.
Tour harmoniza tacos e vinhos na Cidade do México
Assim como a nossa coxinha, o taco acompanha bem com qualquer bebida: suco, refrigerante, cerveja, margarita e até vinho –isso mesmo! Você não leu errado. Essa combinação para lá de inusitada tem um tour que harmoniza a iguaria com rótulos produzidos no México, que por sinal são muito bons.
O tour “Taco & Vino”é organizado pelas jornalistas gastronômicas Nayeli Estrada e Raquel del Castillo, com experiência de mais de 10 anos no meio. Ambas são especializadas em culinária mexicana e vinhos.
O passeio dura cerca de quatro horas e visita cinco taquerias emblemáticas na Cidade do México. Confira abaixo:
El Gran Abanico
Localizada no bairro Transito, El Gran Abanico é uma das taquerias mais famosas da Cidade do México por seus tacos de carnitas, uma receita de origem Michoacan. Além dos molhos, a casa serve de acompanhamento feijão, pepino, rabanete, papalo, cebola e jicama (nabo-mexicano).
- O que são tacos de carnitas? São tacos de porco, uma proteína que a tradição é preservada em panelas de cobre com banha por vários horas.
- Harmonização: Atempo, Vinho Branco Bruto 2020 da vinícola De Cote. Região: Ezequiel Montes, Querétaro.
Onde: Gutiérrez Nájera s/n, Transito, Cuauhtémoc
La Tonina
Esta taqueria é especializada em tacos preparados no Norte do México, Monterrey, Chihuahua e Sonora. Aberta em 1946 pelo ex-boxeador La Tonina Jackson (Héctor Garza Lozano Vela), o espaço fica no bairro de San Rafael.
O segredo da sua longevidade é sem dúvida a tortilha de farinha, feita à mão, mas também as gorditas de nata, os tacos de cochipecho e o feijão maneado. O espaço é simples, mas os tacos são divinos.
- O que comemos: taco chilorio. É um prato sinaloense com carne carne de porco desfiada, pimenta seca, alho, cebola, cominho, orégano, pimenta e vinagre.
- Harmonização: vinho rosé Chateau da vinícola Pedro Domecq. Uma mistura de Syrah e
Granada. Região: Vale de Guadalupe.
Onde: Serapio Rendón 27, San Rafael, Cuauhtémoc
El Paisa
Este trailer, na esquina da rua Joaquín García Icazbalceta com Rosas Moreno, é especializado nos tacos suadero acompanhados de cebola, coentro e cebola confitados na mesma gordura da carne. São tão famosos entre vizinhos, chefs e artistas que até o “Guia Michelin México” indicou o espaço.
- O que é suadero? É um corte de carne bovina localizado entre a parte inferior do abdômen, pele e costelas. Uma peça com muita gordura que permite cozinha-la lentamente na própria gordura. O resultado é uma carne suculenta e macia.
- Harmonização: Campanilla mezcal de San Luis Potosí.
Onde: Rua Joaquin Garcia Icazbalceta 36, bairro San Rafael
El Califa em León
A única taqueria da Cidade do México com uma estrela Michelin. Fundada em 1968, é mais uma das paradas obrigatórias no bairro San Rafael. O cardápio é curto: tacos gaonera, costela, bife e costeleta.
- O que é gaonera? Filé de boi achatado com sal e limão, taco em homenagem ao padrinho do local, o toureiro Rodolfo Gaona
- Harmonização: 3V da vinícola Casa Madero. Uma mistura de Cabernet Sauvignon, Merlot, Tempranillo. Região: vinhas, Coahuila; vinho tinto da vinícola Scielo MX, uma mistura de Syrah, Cabernet Sauvignon e Merlot. Região: Parras, Coahuila, México.
Onde: Av. Ribera de San Cosme 56, San Rafael
Salón Tenampa
O tour é finalizado nesta cantina com raízes em Guadalajara. O espaço foi importante centro da vida social durante a época de ouro do cinema mexicano e completa 100 anos em 2025 (fundada em 1925, por Juan I. Hernández). O restaurante funciona no mesmo local desde a inauguração.
Localizado no Centro Histórico, rodeado de mariachis e do Museu da Mariachi e Tequila, as iguarias populares aqui são ponche de romã, tacos de birria e margarita. A chef responsável é Anel Hernández.
- O que provamos: Ponche de romã (clássico da cantina com tequila, suco de romã e nozes picadas), além de uma clássica margarita com gelo e tacos.
Onde: Plaza Garibaldi 12, Centro, Cuauhtémoc
*Jornalista viajou a convite da Marriott Internacional