Trabalho voluntário: 5 oportunidades para viajar quase de graça
A chance de dar algo de volta, compartilhar habilidades e conhecimentos, conhecer outros viajantes ou simplesmente conhecer novos lugares –esta é a essência do trabalho voluntário.
Há muitas razões para se envolver nesse tipo de voluntariado, e literalmente milhares de instituições que oferecem oportunidades. Muitas pedem doações ou taxas para cobrir os custos e outras operam como empresas com fins lucrativos. Na lista abaixo, uma seleção de organizações que custam pouco ou nada se você quiser se envolver e ajudar.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Um site com “anfitriões” de todo o mundo que estão a procura de uma ajudinha, seja em sua fazenda ou jardim, em escolas ou projetos religiosos, construção de casas, centros comunitários ou tarefas ainda mais básicas, como levar as crianças na escola para alguma família.
Uma pequena taxa de adesão é necessária para acessar detalhes das vagas, mas o alojamento e a alimentação são fornecidos em troca de seu trabalho.
Ensinar inglês no Sudão, um dos países mais pobres do mundo. As oportunidades estão em escolas ou universidades, mas muitos participantes ajudam com projetos comunitários além do trabalho em sala de aula. Os voluntários devem pagar por sua passagem aérea, mas todos os outros custos são cobertos e um pequeno salário mensal é fornecido.
3 – WWOOF (World Wide Opportunities on Organic Farms)
Alimentação e alojamento oferecido em troca de trabalho em fazendas orgânicas. Se você se interessa por um estilo de vida alternativo e pessoas interessantes esta pode ser uma boa opção. O programa está disponível em 53 países e você pode optar pela estadia a partir de uma semana até um ano.
O programa é focado em ajudar comunidades afetadas por catástrofes naturais, em parceria com a ONU. Algumas posições estão abertas apenas para profissionais específicos, enquantos outras são direcionadas as centenas de ONGs internacionais a procura de ajuda em campos menos formais.
Existem milhares de pequenos grupos que ajudam as tartarugas marinhas ameaçadas. A maioria deles estão localizados nas áreas de exploração e contam com o voluntariado.
Os custos dos programas podem ser variados e uma forma de diminuir despesas pode ser procurar por opções no Brasil mesmo, já que quase todas as organizações de tartarugas marinhas aceitam voluntários. Você pode ainda buscar oportunidades em algum país que já planeja visitar, uma vez que a maioria das instituições possuem acomodações de baixo custo para aqueles dispostos a participar por mais tempo.
Por Ana Paula Putka, via DPB Intercâmbio