Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
O primeiro trecho terá 37 quilômetros e vai ligar Três Rios ao município mineiro de Chiador
Após seis anos, o trem turístico que vai ligar o Rio de Janeiro a Minas Gerais deve, enfim, sair do papel em 2025.
Na última semana foi assinado em Brasília o Contrato Operacional Específico (COE), que possibilita a operação da rota. A previsão é que o primeiro trecho comece a operar ainda no primeiro semestre.
Inicialmente o trem turístico vai ligar as cidades de Três Rios, Chiador e Sapucaia, na divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais, em um trajeto total de 36 quilômetros.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
O projeto do trem turístico envolveu um investimento de R$ 36 milhões por parte da concessionária VLI , que também cedeu à Amigos do Trem -–Organização da Sociedade Civil de Interesse Público–- quatro locomotivas, uma oficina ferroviária em Recreio (RJ), pátios e linhas de manobra.
Trem turístico Rio-Minas
O projeto para implantação do trem turístico Rio-Minas foi iniciado em 2016, idealizado por Paulo Henrique do Nascimento, que faleceu em 2018.
Pelo projeto original, o itinerário abrange uma extensão total de 168 km, passando por cidades como Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Sapucaia, Chiador e Três Rios.
De acordo com a Amigos do Trem, a rota turística deve ter 15 carros de passageiros. Em cada um desses trens, serão 9 composições, com a capacidade de transportar até 837 pessoas por viagem.