Três cidades do Vale do Paraíba famosas pelo turismo religioso

As cidades formam o tripé do Circuito Turístico Religioso, roteiro criado em 2007 para estruturar o setor na região

Em parceria com guichevirtual
23/10/2018 18:59 / Atualizado em 05/05/2020 12:03

A região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, é considerada a capital do turismo religioso brasileiro. Isso porque abriga três cidades famosas por receberem fiéis de todo o país: Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista.

As cidades formam o tripé do Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba, roteiro criado em 2007 para estruturar o setor na região. O Santuário Nacional de Aparecida é o que mais atrai turistas! Somente em 2017, a basílica recebeu a visita de cerca de 13 milhões de romeiros.

Com a movimentação de turistas em Aparecida, o circuito turístico é beneficiado, pois aumenta o fluxo de turistas em outros templos da região, como a comunidade Canção Nova e o Santuário Frei Galvão.

Por isso, o Blog do Guichê Virtual preparou um roteiro incrível das três cidades. Confira:

Aparecida

Vista da basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo
Vista da basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo - Banco de imagens

A cidade de Aparecida está distante a 168 km de São Paulo e é destino obrigatório para o turismo religioso, pois abriga o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a segunda maior basílica do mundo. Milhares de devotos viajam para Aparecida para ver de perto a imagem original da santa resgata por três pescadores no rio Paraíba do Sul, no ano de 1717.

Dois dias são suficientes para conhecer os principais atrativos da cidade. Além do Santuário Nacional, vale a pena conhecer a Matriz Basílica e o Porto Itaguaçu. A primeira igreja que recebeu a imagem e local onde a santa foi encontrada pelos pescadores, respectivamente. Destaque também para a Sala dos Milagres, onde, em agradecimento à santa, os devotos deixam fotos, objetos e partes do corpo produzidos em cera. Outros pontos turísticos da cidade são o Morro do Cruzeiro, a Passarela da Fé, o Relógio de Flores e a Igreja de São Benedito.

Em 2017, o Santuário comemorou 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora. Por isso, a basílica promoveu o Jubileu “300 anos de bênçãos”. O Jubileu teve uma extensa programação devocional, que teve início em 2016, no Dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro.

Guaratinguetá

Casa de Frei Galvão, Guaratinguetá
Casa de Frei Galvão, Guaratinguetá - Banco de imagens

A menos de 30 km de Aparecida, está a cidade de Guaratinguetá, outro ponto de parada para quem busca o turismo religioso. A canonização de Antônio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão, em 2007, impulsionou o turismo religioso na cidade.

Foi nessa cidade que nasceu e viveu o primeiro santo brasileiro! A história conta que o frei curou diversas pessoas por meio de pílulas, com orações escritas dentro. E essas pílulas ainda são sucesso na cidade! Segundo estimativas da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, a cidade recebe 1,2 milhão de turistas por ano.

Além das pílulas, Guaratinguetá conta com outras atrações. O turista deve visitar o Mosteira da Luz, construído pelo santo; a casa onde ele viveu na cidade e a catedral onde ele foi batizado e realizou sua primeira missa. Além, é claro, do Santuário Frei Galvão e o museu sobre sua vida.

Saiba mais sobre o turismo religioso no Vale do Paraíba no Blog do Guichê Virtual. Clique aqui para continuar lendo.