12 trilhas e passeios ecológicos para fazer em Bertioga (SP)

Com diversidade rica, Bertioga tem rios e cachoeiras que encantam os amantes da natureza e do turismo de aventura

30/11/2024 18:01

Considerada a porta de entrada do litoral norte de São Paulo, Bertioga oferece aos visitantes praias com ótimas infraestrutura de hospedagem, bares, restaurantes, além de centros de compra. 

Com diversidade rica, Bertioga tem rios e cachoeiras que encantam os amantes da natureza e do turismo de aventura.

Destacam-se as trilhas do já liberado Parque Estadual da Restinga de Bertioga (PERB). Além do passeio em si, as trilhas dão acesso a atividades como rapel, rafting, trekking, tirolesa, observação de aves, expedições fotográficas -entre outras.

Trilhas e passeios ecológicos pra fazer em Bertioga (SP)
Trilhas e passeios ecológicos pra fazer em Bertioga (SP) - Divulgação/PMB

Para realizar as atividades, os visitantes devem agendar previamente os passeios com as associações locais. Das 12 trilhas em operação, a do Itaguaré é autoguiada e pode ser feita com ou sem a contratação de monitores. As demais exigem o acompanhamento de profissionais credenciados.

As principais trilhas e passeios para fazer em Bertioga

Trilha d’Água

Trecho da Trilha d’Água, em Bertioga
Trecho da Trilha d’Água, em Bertioga - Divulgação/Fundação Florestal

Localizada no bairro Mangue Seco, prima pelo caráter educativo. Permite conhecer o processo de mudança da vegetação de Mata Atlântica preservada, passando pelo manguezal, restinga, mata paludosa, de encosta e ombrófila densa. Possui atrativos culturais, como a passagem pela linha do bondinho da Usina Itatinga e a ponte de ferro do Rio Guaxanduva. Acrescente-se a aventura da travessia de barco pelo Rio Itapanhaú, na ida e na volta.

Extensão: 2,7 m
Grau de dificuldade: médio
Duração do passeio: 3h, ida e volta


Trilha da Torre 47

Próxima do centro, a trilha passa pela histórica Ponte da Banana e adentra em uma densa vegetação de Mata Atlântica e restinga. O trajeto passa por um linhão de energia até a torre de transmissão 47. E alcança a cachoeira que leva o mesmo nome da trilha. Lugar é ideal para rapel, trekking, observação de aves, fotografia da natureza e banho de rio.

Extensão: 2,2 km
Grau de dificuldade:: médio
Duração estimada: 4h, ida e volta


Trilha do Vale Verde

Queda d’água na Trilha do Vale Verde
Queda d’água na Trilha do Vale Verde - Divulgação/PMB

De fácil acesso, é excelente para crianças e pessoas da melhor idade. Atravessa áreas de restinga e de proteção ambiental do rio Itapanhaú, até chegar a um grande poço com uma pequena praia. Ideal para esportes náuticos, como boia cross e rafting, atividades de educação ambiental e lazer à beira do rio.

Extensão: 2,5 km
Grau de dificuldade: médio
Tempo estimado: 4h, ida e volta


Trilha da Casa de Pedra do Rio Itapanhaú

A a histórica Casa de Pedra,
A a histórica Casa de Pedra, - Raphael Campos/Divulgação/PMB

Ao atravessar a pé ou de barco o rio Itapanhaú, encontra-se a histórica Casa de Pedra, com vasta área gramada ao seu redor. É ideal para camping e recreação. Ao lado da encosta da Serra do Mar e das águas claras e mansas do rio Itapanhaú, permite contato direto com a restinga alta e a prática de esportes náuticos, como boia cross, rafting e travessia de barco, além de opções de camping e lazer nas diversas piscinas naturais.

Extensão: 500 metros
Grau de dificuldade: baixo
Tempo estimado: 1h, ida e volta


Trilha do Véu da Noiva

Dá acesso à Cachoeira do Elefante, a maior da região. O percurso começa na Casa de Pedra, passa parte do rio Itapanhaú e leva a prainhas e poções para mergulho. Além da paisagem deslumbrante, é possível praticar atividades como trekking, rafting, canoagem, boia cross, rapel .

Extensão: 1,7 km
Grau de dificuldade: médio
Tempo estimado: 7h, ida e volta


Trilha da Família Pinto

Trilha da Família Pinto
Trilha da Família Pinto - Divulgação/PMB

É a área de maior incidência de animais de médio e grande porte, como aves e répteis. Ótima para trekking, programas educacionais, fotografia da natureza e observação de aves.

Extensão: 5 km
Grau de dificuldade: médio
Tempo estimado: 6h, ida e volta


Trilha da Garganta do Gigante

Trilha esportiva de alto impacto e exige preparo físico para longos percursos. Passa por trechos alagados e por obstáculos naturais como vales e rios. A Garganta do Gigante fica a 300 metros de altitude. Lugar ideal para esportistas, aventureiros, observadores de aves e fotógrafos de natureza.

Extensão: 18 km
Grau de dificuldade: alto
Tempo estimado: 10h, ida e volta


Trilha Ribeirão dos Monos

Atravessa vegetação densa, rios e lagos. Ideal para esportistas e aventureiros preparados, proporciona muita emoção e paisagens deslumbrantes. Propicia aos visitantes atividades como fotografia da natureza, observação de aves e opção de lazer no Rio Vermelho.

Extensão: 4,6 km
Grau de dificuldade: alto
Tempo estimado: 3h, ida e volta


Trilha do Morro do Itaguá

Oferece linda vista do mar e das praias de Guaratuba e Boraceia
Oferece linda vista do mar e das praias de Guaratuba e Boraceia - Divulgação/PMB

Famosa pelo treinamento de aeromoças na selva. Ótima para estudo do meio e estudo de costões rochosos. Oferece linda vista do mar e das praias de Guaratuba e Boraceia.

Extensão: 8 km
Grau de dificuldade: alto
Tempo estimado: 10h ida e volta


Trilha do Guaratuba

É a mais visitada do Parque, cercada por riachos, poços, cachoeiras e pequenas praias naturais. O aventureiro pode encontrar grande diversidade de vegetação, como florestas paludosa, de restinga e submontana, além de animais nativos, cores e formas. Ótima para estudos do meio, atividades de educação ambiental, passeio, ciclismo, corridas e muito mais.

Extensão: 4,1 km.
Grau de dificuldade: médio.
Tempo estimado: 6h, ida e volta.


Trilha do Itatinga

Acessível de barco com saída de Bertioga, pelos rios Itapanhaú e Itatinga. Caminho plano, com muita vegetação e rios que formam piscinas naturais. O trajeto dispõe de acampamento e café colonial no fim de tarde, em uma das fazendas da região. É possível se hospedar e vivenciar uma experiência gastronômica inusitada. O visitante pode ainda conhecer diversas trilhas de acesso aos rios e cachoeiras próximas.

Extensão: 3 km
Frau de dificuldade: baixo
Tempo estimado: 7h, ida e volta.


Trilha do Itaguaré

Pode ser autoguiada ou realizada com serviços de monitores. É composta de três trilhas – uma no acesso principal à praia, e outras duas se ramificam no decorrer da praia, com acesso à restinga, ao jundu e ao mangue. Ali já foram gravados diversos filmes e séries, além de ser a praia mais utilizada para estudos de campo de escolas e universidades.

Extensão: 1.140 metros.
Grau de dificuldade: médio.
Tempo estimado: 3h ida e volta.