Túmulos kofun: conheça um dos maiores mistérios do Japão
Os Túmulos Kofun possuem formato de fechadura e guardam um dos maiores mistérios da humanidade
Assim como as pirâmides do Egito, os Túmulos Kofun foram construídos para abrigar os restos mortais de reis japoneses. Dessa maneira Kofun significa “túmulo antigo” ou “sepultura antiga”
Dessa maneira, pelo menos 20 mil dessas estruturas estão espalhadas por todo o país e foram construídas no período entre o final do do século 3 e o século 6. Com isso, esses anos podem ser considerados o pico da construção desses túmulos, que são vistos na região até os dias de hoje.
Entretanto, esses monumentos escondem um mistério que mexe com o imaginário dos japoneses e de toda a humanidade até hoje.
- Descubra 4 chás que ajudam a tratar a infecção urinária
- Lençóis Maranhenses: descubra 7 curiosidades sobre o paraíso brasileiro
- Estes são os 6 tipos de câncer mais agressivos que existem; conheça os sintomas de cada um
- Personagens de Star Wars ganham versões samurai em Fortnite
Túmulos Kofun simples
Arqueólogos, em escavações, encontraram nos túmulos mais simples, um caixão de madeira enterrado junto a objetos preciosos. Assim, esses objetos vão desde espelhos de bronze, até armaduras de ferro e espadas finamente forjadas.
Entretanto, no Japão é proibido escavar túmulos kofun maiores, o que intriga a todos, pois não se sabe o que há escondido nessas estruturas.
Monumentos maiores
Construídos no formato de buraco de fechadura, acredita-se que esses são lugares de descanso não somente de grandes reis, mas também de imperadores divinos. Dessa forma, entrar nestes locais seria considerado um sacrilégio.
O maior deles, chamado de Daisen Kofun, está localizado no conjunto conhecido como Tumbas de Mozu, na cidade de Saka. De forma mais simples, elas consistem em instalações de montes de pedra e pedras propriamente ditas erguidas sobre túmulos de indivíduos poderosos.
Assim, acredita-se que essa construção tenha sido feita durante o século 5. Além disso, pesquisadores concluíram que a sepultura possui 486 metros de comprimento e 305 metros de largura. O monumento é cercado por três fossos e dois diques. Estima-se que, por seu tamanho, o local demorou ao menos 20 anos para ser construído.
Formato
Uma curiosidade, é que o formato das construções indicam uma hierarquia em ordem decrescente.
Assim, os Túmulos Kofun em formato de buraco de fechadura são testemunhos da estrutura sócio-política, divisão social e sistema funerário altamente sofisticados daquele período.
Como visitar
Se você ficou curioso para conhecer esse monumento e vivenciar de perto todo esse mistério, é possível. Infelizmente, não é permitido entrar no local, entretanto, o observatório do 21º andar da província de Sakai oferece uma vista panorâmica de 360 graus da cidade de uma altura de 80 metros.
Desse modo, você pode ver do alto não só os Túmulos Kofun, mas também outros pontos turísticos, como o prédio Abeno Harukas, o Monte Ikoma, o Monte Kongo e o Monte Rokko.