Tunísia, um destino completo no norte da África

17/01/2017 18:35 / Atualizado em 07/05/2020 04:39

A Tunísia é um país localizado no norte da África que possui um pouco de tudo: deserto, praias, lagos, oásis, coliseus, ruínas… É um lugar interessante, dono de uma cultura exótica aos nossos olhos e diria pouco visitado por brasileiros, ainda mais após a queda do ditador Ben Ali, que provocou uma onda de manifestações na época.

Acampar no deserto do Saara

 
 

É possível e é uma aventura e tanto, pernoitar acampado no deserto foi uma experiência incrível, as tendas eram confortáveis (havia inclusive ar condicionado e chuveiro quente).

Acordar pela manhã e ver aquela paisagem, era sem sombra de dúvida uma experiência magnifica. O local ainda possuía um hamman (banho turco) e piscina.

Visitar o coliseu em El Jem

 
 

Outro passeio que vale a pena é o coliseu em El Jem, além de gigantesco, é possível adentrar em suas áreas subterrâneas, mas o interessante mesmo é circular ao redor do mesmo tendo uma vista diferente e deslumbrante de cada ângulo da cidade. 

Andar de dromedário no deserto do Saara

size-full wp-image-814604
size-full wp-image-814604

Confesso que não sou fã do filme, mas sei que o mesmo possui uma legião de admiradores ao redor do mundo. Visitar a vila aonde o primeiro filme foi rodado e perceber que ela continua intacta, ou seja, muito bem preservada mais de 30 anos depois, mesmo não havendo nenhum segurança ou cerca no local, é digno de nota.

Visitar as ruínas romanas em Dougga

 
 
Dougga, foi uma cidade romana situada 117 km a sudoeste da capital Tunes[/img]

Não poderia deixar de citar um outro passeio interessante, as ruínas romanas na cidade de Dougga. O local é tão grande que parece um verdadeiro labirinto, pode-se ver antigas ruínas ainda conservadas, os wc’s de antigamente, anfiteatros majestosos entre outros lugares. Sem dúvidas uma oportunidade incrível, pois é parte da história daquele país que muitos desconhecem. A Tunísia não é somente o deserto do Saara, existe muito mais a se descobrir, a se explorar e contrariando o que a maioria diz, achei todos os locais muito seguro e em nenhum momento tive qualquer problema.

Relato por André Araújo, consultor de turismo e jornalista, curte viajar para lugares comuns e incomuns, no interior do Brasil e exterior.