Turismo regenerativo: roteiro explora extremo sul da Bahia
Mapa traz informações gratuitas para qualquer pessoa que queira planejar sua própria viagem
O extremo sul da Bahia abriga algumas das praias mais belas do Brasil que, no verão, recebem milhares de turistas para desfrutar de suas belezas naturais, mergulhar em águas mornas e saborear a gastronomia local.
Mas como minimizar os impactos negativos no turismo neste paraíso do litoral baiano? Através do “turismo regenerativo”, conceito que prega a criação de experiências positivas para os viajantes e a proteção ao ambiente e às comunidades originais, simultaneamente.
A prática começou a dar os primeiros passo por aqui no ano passado, com o lançamento do Futuri Brasil, aliança criada para ajudar as pessoas e empresas que trabalham com turismo, além das comunidades de destinos turísticos, a reduzir os impactos negativos e aumentar os benefícios que esta atividade pode gerar.
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Estudo revela aumento em casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
Idealizada pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil), a Futuri Brasil atua inicialmente nos municípios de Una, Canavieiras, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Prado, Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa, na região do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul da Bahia.
Roteiro de turismo regenerativo no sul da Bahia
Pensando em não apenas minimizar os impactos negativos no turismo neste território, mas também oferecer opções de experiências e serviços, a Futuri lançou em dezembro um roteiro com experiências mais sustentáveis, que propõe uma imersão de até 26 dias.
O roteiro percorre municípios como Caravelas, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Canavieiras.
A iniciativa oferece aos visitantes experiências únicas em áreas de conservação e comunidades tradicionais, juntamente com 60 negócios turísticos comprometidos com a sustentabilidade em suas operações.
No Mapa Interativo é possível obter informações sobre as experiências nas áreas naturais protegidas e sobre os prestadores de serviços aliados à Futuri, além de mini guias para a visitação a essas UCs.
É importante ressaltar a flexibilidade do roteiro, que é uma fonte de inspiração para que os viajantes possam se adaptar de acordo com seu tempo disponível e interesses pessoais.
Essas informações estão disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa que queira planejar sua própria viagem ou de seus clientes, no caso de agentes de viagem, no site: roteiro.futuribrasil.com.