Turistando em São Paulo: visita ao Farol Santander
Cátia Noronha, do blog Todas as Mães em Viagem, dá uma dica de passeio clássico e imperdível em São Paulo
No final do mês de junho o Ministério do Turismo divulgou o resultado de uma pesquisa inédita apontando quais os destinos nacionais seriam mais procurados pelos brasileiros em julho. E, adivinhem? A cidade de São Paulo figurou entre os dez lugares preferidos dos viajantes!
Nem dá para se surpreender com esse resultado, visto o número de atrações que a capital paulista oferece!
E para quem é de São Paulo ou ainda está de férias pela metrópole, uma dica que vale muito a pena conhecer é o Farol Santander, ícone da cidade, antigo prédio do Banespa. Foi inspirado no Empire State Building de Nova Iorque e inaugurado em 1947. Por quase 20 anos foi o prédio mais alto de São Paulo. É o tipo de lugar que todo mundo precisa ir um dia, principalmente para quem gosta de turismo cultural e histórico ou simplesmente quer pisar em um dos cartões postais mais famosos da cidade.
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- Ecoturismo na Argentina: confira as melhores dicas e aproveite paisagens incríveis
- Viaje pelo Nordeste: 5 lugares que parecem de cinema e nem todo mundo conhece
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
Para a galera das fotos instagramáveis, o Farol Santander é um prato cheio, além de ser um passeio pra lá de interessante cravado no centro da cidade, ao lado do Mosteiro de São Bento.
O mirante fica no 26º andar e só a subida de elevador já é uma atração à parte, pela velocidade que chega até o último andar. Lá em cima tem um café (um pouco apertado) que oferece almoço durante a semana e um brunch aos finais de semana a partir das 10h. Mas o ponto alto mesmo é a vista panorâmica da cidade. Importante dizer que quando está chovendo, a visita até o mirante é interrompida.
Para quem tem dúvidas sobre ir com crianças, asseguro que é um passeio bem interessante com eles e relativamente rápido. Ah, o mirante é seguro e tem vidros por todos os lados.
O prédio abriga exposições fixas, como o Espaço Memória, que mostra como era um banco dos anos 1950. O mobiliário e os objetos são uma verdadeira viagem no tempo. Também há exposições e mostras temporárias distribuídas entre o 19º e 24º andar. Toda a programação e agenda pode ser conferida pelo site oficial.
A pista de skate do 21º andar está fechada para manutenção. No térreo tem até uma lojinha com produtos personalizados, como camisetas, itens de decoração e souvenirs.
É preciso comprar ingresso com dia e hora marcada. A dica é comprar pelo site porque na bilheteria corre o risco de não ter no horário desejado.
Farol Santander: Rua João Brícola, 24 – Centro. Horário de funcionamento: Terça a domingo das 9h às 20h (confira os horários de funcionamento de visitação e da bilheteria no site: www.farolsantander.com.br)
Para quem quer aproveitar a viagem, um almoço/choppinho no bar Salve Jorge, bem ali na frente do edifício, garanto que cai muito bem! ;)
Mas se a sua visita for no final da tarde (e no caso, sem crianças rs), tente uma mesa no Bar do Cofre SubAstor para um drinque. Isso mesmo, existe um bar no subsolo do Farol Santander em um espaço onde funcionava o cofre do antigo Banespa! O espaço, assim como todo o edifício, é tombado. Os drinks são servidos em ambientes que mantém suas características originais, como os pisos de mármore, grades de ferro, além das pesadíssimas portas circulares do cofre. O Bar do Cofre tem entrada independente do Farol Santander, ou seja, não é necessário comprar o ingresso da visitação. Abre de quinta à sábado, das 17h à 1h.