Turistas podem presenciar nascimento de tartarugas marinhas na Riviera Maya

25/05/2015 01:31 / Atualizado em 06/05/2020 21:29

A Riviera Maya dá mesmo um show de natureza. O destino localizado a apenas 45 km de Cancún, um dos preferidos dos brasileiros, é palco de um dos espetáculos naturais mais encantadores que existem: o nascimento de tartarugas marinhas.

A temporada de nidificação, que vai de maio a outubro, curiosamente coincide com parte do período de maior fluxo de turistas na região. Esta situação não é um conflito mas, sim, a oportunidade de um encontro de caráter altruísta, que sensibiliza os visitantes referente às questões ambientais e de conservação da espécie.

Para viver essa experiência de forma intensa, não deixe de fazer alguma excursão pelos “campos de tartarugas”. Acompanhado por um guia, o visitante poderá ver esses encantadores répteis colocarem seus ovos e terão a chance de soltar uma tartaruga no mar e sentir suas pequenas nadadeiras esforçando-se em locomover seu casco antes de serem colocadas à beira-mar.

Confira abaixo dica de três praias para presenciar esse espetáculo:

Praia de Akumal

Localizada a 40 quilômetros da Playa del Carmen, coração e capital da Riviera Maya, Akumal que na língua maia significa “o lugar das tartarugas”, recebeu este nome justamente por ser um dos principais lugares para encontrar os bichos que vêm todos os anos ao local para botar seus ovos. 

Foto: TripAdvisor[/img]

 

E é ali, a menos de 2 quilômetros na direção norte do local, que fica o Centro Ecológico de Akumal onde é possível aprender um pouco sobre os hábitos e a reprodução das tartarugas e participar de programas de educação ambiental. Também, para ajudar a manter o Centro, é possível adotar tartarugas com direito a certificado de adoção!

O ingresso custa US$ 25, e além de conhecer um pouco mais sobre as tartarugas, também é possível realizar mergulhos com snorkel para ver os animais adultos.

Parque Xcaret

Localizado 11 quilômetros ao sul de Playa del Carmen, Xcaret é o parque eco-arqueológico mais importante do México. O local mantém um programa de conservação de tartarugas marinhas que inclui o resgate, reabilitação, identificação e soltura dos animais. Anualmente, os funcionários do parque tem o privilégio de levar os animais reabilitados de volta ao mar e até o momento mais de 5 milhões de tartarugas já passaram pelo programa. 

Praia de Xcacel-Xcacelito

Chamados por alguns de éden perdido, esse local praticamente deserto fica entre Playa e o Xel-Há, a pouco mais de 7 quilômetros de Akumal, sentido Tulum. Pouquíssimo visitada pelos turistas, a praia faz parte da área de preservação ambiental e é um santuário de tartarugas marinhas. 

Para conhecer Xcacel-Xcacelito é preciso pagar uma taxa US$ 10 que dá direito de utilizar os banheiros e chuveiros da sede. Por ser uma praia do governo, o local não conta com restaurantes ou quiosques, portanto é necessário levar água e comida se quiser passar o dia.

Curiosidades

– Das oito espécies de tartarugas marinhas existentes em todo o mundo, sete visitam a costa mexicana;

Exploradas durante décadas, hoje elas lutam contra a extinção. A cada mil nascimentos no mundo, a média de sobrevivência é de apenas uma ou duas tartarugas;

– Tartarugas marinhas podem chegar a pesar 600 kg. Já pensou encontrar uma dessas no mar?

– Estudos apontam que as tartarugas habitam a Terra desde a época dos dinossauros;

– Os recém-nascidos pesam cerca de apenas cinco gramas; 

– Curiosamente, muitas tartarugas ao atingirem a maturidade, entre 15 e 30 anos de idade — dependendo da espécie– voltam a mesma praia que nasceram, instintivamente, para desovar.