Confira um roteiro para passar um dia em Atenas

Mesmo enfrentando desde 2010 uma das piores crises econômicas de sua história, a Grécia deve atrair um número ainda maior de turistas neste ano. Segundo o Ministério da Economia do país, 25 milhões pessoas devem visitar a região –ou seja, 4 milhões a mais do que no ano passado.

O turismo pode muito bem ser a chave para o país sair da situação difícil em que se encontra. Como os gregos estão enfrentando dificuldade para fazer saques, os pagamentos feitos em cédulas por turistas fazem bem para o país.

O Dubbi, site brasileiro de dicas de viagens, preparou um roteiro para passar um dia em Atenas durante um mochilão ou antes de desfrutar alguma das ilhas que mais atraem visitantes.

Acrópole

A dica é iniciar o tour logo cedo pela Acrópole, que fica aberta diariamente das 8h às 20h, com entrada a R$ 40. O bom é que o sol estará mais baixo, já que é um passeio a céu aberto e o calor pode ser muito intenso durante a tarde.

Visitar a Acrópole é estar diante da história. As acrópoles da Grécia eram cidades altas que serviam como proteção contra invasores, sendo a de Atenas a mais famosa. Ela abriga o Templo de Partenon, dedicado à deusa Atena, que é considerada a construção mais importante de toda a Grécia. .

Outros pontos importantes da Acrópole são os Templos de Erechtheion, de Atenas Nice de Herodes Atticus e o Teatro Dionísio. Além, claro, da vista de toda a cidade que é possível ter do topo. Em 2015, o local só não abrirá em 25 e 26 de dezembro. Se puder, faça uma visita guiada para aprender ainda mais sobre a civilização que foi o berço do mundo ocidental atual.

Templo de Zeus

Assim que sair da Acrópole, vá em direção ao metrô Acropoli, mas vire um pouco antes, no Templo de Zeus Olimpíco. Para entrar, basta apresentar o mesmo ingresso do passeio anterior.

Assim como outros templos importantes da Grécia, encontra-se em ruínas: restam apenas 15 colunas, das 104 originais. Você já o terá avistado da Acrópole, ainda assim impressiona ao ser visto de perto.

Praça Syntagma

O próximo destino fica ao lado do Templo de Zeus. Depois de algumas horas de caminhada, é hora de relaxar e comer alguma coisa. Na praça Syntagma, escolha um restaurante para apreciar o melhor da culinária grega, como porções de azeitona, queijo feta, pepino, iogurte, moussaka (lasanha com berinjela), gyros pita (cone de pão árabe com recheio dentro), pastitio (macarrão ao forno) e outras especialidades.

À noite, ela é repleta de bares e baladas, como o clube Kitty Cat, onde, além de dançar a noite inteira, ainda é possível matar a fome com lanches.

Dicas

Outra maneira de conhecer a cidade em apenas um dia, segundo a viajante Elaine Moraes, de Campinas, é o Hop on Hop off, ônibus aberto que é comum em várias cidades e passa por diferentes pontos turísticos. Existem diferentes preços e rotas, saiba mais aqui.

O viajante Tiago Imperatori faz um alerta para esse roteiro de um dia dar certo: o aeroporto fica longe do centro. Portanto, se precisar pegar algum voo, tente programar a volta com antecedência.

Tem mais dicas? Responda no Dubbi e inspire pessoas.