Um guia para curtir a temporada de neve em Portillo, no Chile
Estação de esqui chilena fica a 3 mil metros e oferece trekking na neve à beira da Laguna del Inca
Ao subir a Cordilheira do Andes por 30 curvas que cortam as montanhas, chega-se a Portillo, no Chile, a 3 mil metros, no meio dos picos nevados.
Portillo é a estação de esqui mais antiga da América Latina e completa 70 anos em 2019. Também é uma das mais exclusivas, daquelas que você sai do hotel direto para a pista de esqui.
O hotel fica cercado pelas montanhas nevadas e de frente para a Laguna del Inca, o que dá ao destino sua paisagem ímpar de refúgio luxuoso na neve.
Ver essa foto no Instagram
O resort de esqui chileno fica a duas horas de Santiago. A temporada de neve e esqui começou no último 22 de junho e vai até 5 de outubro.
Logo abaixo, veja como chegar ao destino charmoso na Cordilheira, delícias da gastronomia local, bem como se preparar para essa viagem incrível, com seguro viagem e roupas adequadas.
Escola de esqui
Em Portillo está uma das melhores escolas de esqui e snowboard do mundo, com todos os professores certificados. Nunca esquiou? Instrutores estão acostumados com adultos e crianças iniciantes.
Crianças a partir dos 3 anos já podem começar. E são fofas demais na pista.
Já esquia? Pegue um dos lifts e se arrisque nas mais de 30 pistas para todos os níveis de esquiadores e snowboarders, com 14 meios de elevação.
Não há aluguel de roupas próprias no resort, só de equipamentos. Portanto, leve a sua calça e jaqueta impermeáveis para o esporte. Mas há uma loja, caso precise.
Foi a segunda vez que tive aulas. Desta vez, fiz duas e consegui um avanço significativo, com mais estabilidade em descida e curvas.
Ver essa foto no Instagram
Mas ainda arrisco dizer que, para pegar o equipamento sozinha, precisaria de mais umas quatro aulas, somando um total de 7 aulas na vida.
Quartos e gastronomia
Portillo tem quartos do prédio principal, lodges e chalés. Todos em hospedagens aconchegantes com muita madeira nos móveis e gostinho de montanha com cobertas de lã.
Nos quartos, sempre há uma lenda deixada pelos funcionários para embalar o sono. Portillo faz parte do grupo Tierra, e em todos os hotéis da rede há as contos do folclore local dos destinos.
Estão inclusas 4 refeições nas diárias, café, almoço, chá da tarde e jantar, em serviço à la carte.
Os menus mudam todos os dias. Pescados são especialidades, mas, mesmo sendo vegetariana, comi muito bem.
Opções veggies mais elaboradas estão em todos os cardápios, pelo chef Rafael Figueroa, há 30 anos em Portillo.
Como vegetarianos e veganos não vivem só de salada, o chef faz uso bastante criativo de proteínas como de tofu e cogumelos e quinoa, que rendem tortas e mais delícias, em opções assadas e fritas de receitas com legumes e grãos.
Esqueça a dieta e deixe espaço para as sobremesas também.
Ver essa foto no Instagram
O café da manhã e da tarde são servidos no restaurante. Sempre com pães fresquinhos, feitos na própria padaria do resort.
No alto da montanha, ainda tem o restaurante Tío Bob’s, dedicado a esquiadores que se arriscam a descer a montanha no esqui. Ainda há o café ao pé do lift, para um chocolate quente no meio da neve, depois do esporte.
Ver essa foto no Instagram
Balada e trekking
Sem tédio em Portillo. De dia, trekking, esqui, snowboard, piscina na neve, jogos e ioga. De noite, balada. A estação é exatamente como vejo nas camisetas de esquidores: Ski. Eat. Party. Repeat.
Depois do jantar, passe na sala de lareira para finalizar seu vinho e depois vá ao bar com música ao vivo. Todos os dias uma banda se apresenta, e o lugar vira uma festa.
É o momento para se deliciar com um vinho chileno ou provar a bebida típica, pisco sour. Para os mais resistentes, depois das 0h ainda há a discoteca com direito a DJ.
Entre as atividades na neve, há também o trekking na beira da lagoa, feito com raquete, equipamento com garras que ajuda a ter estabilidade para a caminhada.
Trata-se de um par de pequenas pranchas especiais acopladas às botas de snowboard.
O passeio é imperdível, consulte a possibilidade de fazer durante sua estada, pois os grupos não saem todos os dias.
Dura duas horas, não tem custo extra aos hóspedes e vai render as fotos mais maravilhosas da sua viagem.
Não é preciso preparo especial. Mas não aconselho para crianças pequenas, pessoas com alguma dificuldade de locomoção e idosos. Andar na neve cansa muito.
Quedas são inevitáveis, e a caminhada a 3 mil metros de altura pode deixar a pessoa com dificuldades para respirar.
O hotel tem ainda fitness center com equipamentos para musculação, oferece aulas diárias de alongamento pós-esqui e ioga, sauna, salão de beleza e spa.
Na área externa está uma das vedetes do complexo, o conjunto de piscinas e jacuzzi aquecidas no meio da neve.
A água quentinha ajuda a relaxar os músculos do corpo após esquiar. Diferentemente do que muita gente pensa, o esporte exige muito da parte muscular.
Com sorte, durante as atividades, caminho para a piscina ou para o esqui, pode topar com a são bernardo mascote de Portillo, Petra.
Ver essa foto no Instagram
Guia básico
Preço e mínimo de dias
Portillo tem um pacote mínimo de 3 noites no valor a partir de US$ 1.029 os três dias, por pessoa, em acomodação dupla.
No Octógono Lodge, em quarto com 4 hóspedes, custa US$ 707, por pessoa. Em todo o complexo, o hóspede pode usar wi-fi do resort.
O aeroporto de Santiago também tem wi-fi livre, para se comunicar na chegada ao país. Se for direto ao resort, essa viagem dispensa a compra de chip ou pacote com operadora.
Como chegar
Pegue um voo até Santiago. Portillo está a 164 km da capital, o que dá duas horas de carro pela ruta Internacional.
Prepare a câmera fotográfica, pois a estrada é linda. De Santiago, corta-se vinhedos e aproxima-se da Cordilheira com vista para o Aconcágua, a montanha mais alta fora da Ásia, com 6.962 m.
O preço do transfer começa em 145 dólares por pessoa. Todos os valores bem como a forma de contratar estão neste link.
Ao começar a subir a cordilheira, além de curvas sinuosas, passa-se por túneis como este abaixo. E na subida mais alta, enfrente as 30 curvas famosas que acabam em Portillo, aos 3 mil metros.
Pode acontecer de a polícia fechar a pista, caso esteja cheia de neve. E nesta situação, a subida tem que ser adiada para o dia seguinte.
A noite em Santiago será por sua conta. Mas o resort compensará uma noite não usada com créditos nos serviços, como aluguel de equipamentos, bebidas, ou pode fazer o reembolso, com sua agência de viagem.
Ver essa foto no Instagram
Em algumas datas e promoções específicas, o resort inclui o transporte, como em alguns dias deste mês de julho.
Seguro-viagem
É indispensável fazer seguro viagem especial para prática de esportes na neve, como esqui. Caso vá praticar snowboard, especifique ainda mais e certifique-se de que há cobertura.
Acidentes acontecem. Quando estive lá, um dos amigos caiu na pista e rompeu o ligamento do joelho. Se não tivesse o seguro próprio, teria gastado uma fortuna.
Segundo levantamento da Global Travel Assistance, fraturas ocasionadas por quedas estão entre os problemas mais comuns em viagens.
A seguradora indica planos especiais para esqui, que vão desde aos iniciantes na prática a quem viaja para prática em pistas de saltos. Tem que ser bem específico na hora de contratar, para estar devidamente coberto.
Portillo está preparado para os socorros a qualquer acidente, pois conta uma clínica equipada, com médico e profissionais especializados. Mas os tratamentos são pagos a parte e aceitam seguro viagem.
Fuso e quando ir
Portillo tem a diferença de uma hora a menos do que no Brasil. A temporada 2019 vai até até 5 de outubro.
Em 2020 ainda não há data certa, mas a estação de esqui costuma abrir no final de julho até outubro, todos os anos.
Ver essa foto no Instagram
Portillo pode ter temperaturas extremas, como -20 °C. Mas não se assuste, pois dentro do complexo tudo é muito quentinho.
É imprescindível ter roupas e luvas impermeáveis para a prática de atividades na neve. Leve roupa de banho para aproveitar a piscina e tenha touca, filtro solar e protetor labial sempre à mão.