Um roteiro em Londres para os fãs de Rolling Stones

Longe de mim querer ser pivô de qualquer polêmica por aqui, mas sou daqueles que defende que os coroas gente boa dos Rolling Stones só não são maiores e mais conhecidos no mundo (aliás, maiores até que os Beatles) porque estão todos vivos.

Não criou-se aquela dúvida de onde eles poderiam chegar como aconteceu com os garotos de Liverpool quando John Lennon foi assassinado, a banda se separou e tudo mais…
De qualquer forma, para mim esses caras são os maiores rockstars da história. Afinal, não é qualquer grupo que começa a tocar um som ainda na adolescência e hoje conta com mais de 50 anos de banda.
Como fã incondicional da banda, durante passagem rápida que tive em Londres fui atrás do início e um pouco da história dos caras. Então, caso você acompanhe o trabalho de Jagger e companhia assim como eu, aproveite as próximas linhas para ir inserindo mais alguns pontos
O início
Mick Jagger, Keith Richards, Tony Chapman e Brian Jones fizeram o primeiro show da banda no dia 12 de julho de 1962 no Marquee Club (www.themarqueeclub.net) em Londres.
Desde então, parece que apenas o céu é o limite para esses caras que já tocaram por lugares inimagináveis pelo mundo. Separei um roteiro aqui pra quem já está na terra da rainha, ou até mesmo está indo pra lá, e afim de conhecer um pouco mais afundo a história desses coroas. Se liga só:
Sticky Fingers
Restaurante do antigo baixista da banda, Bill Wyman, o local não esteve necessariamente ligado à história dos Stones como o local onde tocaram pela primeira vez ou algo assim. Bill era conhecido como o “arquivista” oficial dos caras e, durante o tempo que esteve em turnê com a banda, guardou arquivos históricos como ingressos, cartazes e acessórios do início do sucesso dos Rolling Stones e hoje exibe todos com muito orgulho em seu restaurante.
Endereço: 1 Phillimore Gardens, Kensington W8 7QB, UK
Mais informaçõeswww.stickyfingers.co.uk
De Hems Dutch Cafe Bar
Foi durante uma apresentação da banda nesse pub que Andrew Loog Oldham, na época produtor chefe da gravadora Decca Records (então a piada do ano por ter recusado um contrato com os Beatles), descobriu a banda de Richards e Jagger e os convidou para gravar suas primeiras músicas profissionalmente.
Endereço: 11 Macclesfield St, London W1D 5BW, UK
Mais informaçõeshttp://www.nicholsonspubs.co.uk
The Crawdaddy Club
Mencionado em todas as biografias oficiais e não oficiais da banda e seus integrantes, The Crawdaddy Club é conhecido por ser a primeira casa oficial dos Stones que coincidentemente, começou a tocar por lá no seu ano de inauguração, em 1963.
Endereço: Twickenham Road, London TW9 2SF, UK
Mais informaçõeswww.crawdaddyclubrichmond.com
102 Edith Grove
Brian Jones, Mick Jagger e Keith Richards mudaram-se para o apartamento em Edith Grove no final do verão de 1962 e por lá ficaram até o próximo ano em condições precárias, ainda no início de suas carreiras.
Doris, mãe de Keith Richards, visitava-os semanalmente para dar jeito na bagunça e nas pilhas e pilhas de roupas sujas que deixavam pelo apartamento. Infelizmente, não é possível entrar no apartamento, mas, para quem é fã, vale a visita e a foto em frente à fachada.
Endereço: 102 Edith Grove, Kensington, Greater London SW10 0, UK
Mais informaçõeswww.flickr.com
Chelsea Drugstore
Inaugurado em 1968, o imponente e elegante prédio feito de alumínio e vidro foi parte importante para os Stones, que por lá tocaram em alguns anos de sua carreira. O local é, inclusive, mencionado na música “You Can’t Always Get What You Want”. Além de farmácia, o espaço também funcionava como pub, banca de jornal e loja de discos.
Ela ainda teve seu nome batizando um EP em 2012, da banda britânica The Jetsonics e apareceu como um cinema durante o filme “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick.
Endereço: 49 Kings Road, SW3 London, UK
Mais informaçõeswww.facebook.com
A casa de Keith Richards e Mick Jagger
Uma das ruas mais bem populadas da Inglaterra. Cheyne Walk teve diversos moradores ilustres, dentre eles o casal formado por Keith Richards e Anita Pallenberg, na casa de número 3, em 1945.
Anos depois, em 1968, na casa de número 48, Mick Jagger fez residência por alguns anos com sua mulher Marianne Faithfull.

Endereço: Cheyne Walk, Chelsea, Kensington and Chelsea, London SW10, UK

Por João Marcos, do blog DPB Intercâmbio