Um roteiro gastronômico pelo litoral do Alentejo
Prepare as malas e o paladar para férias inesquecíveis na mais autêntica região portuguesa
No Alentejo sempre há algo novo para descobrir ou provar. Além das paisagens bucólicas, a mais autêntica região portuguesa reserva experiências enogastronômicas únicas. E para tornar sua viagem inesquecível, o destino elaborou a série Da Terra à Mesa, com roteiros completos que convidam a lugares exclusivos e fora do circuito de turismo tradicional para saborear a culinária e os vinhos singulares do destino.
Que tal começarmos o itinerário pelo seu expressivo litoral? Não pense que as atrações principais aqui serão as praias. Elas apenas servirão de cenário para vivenciar os patrimônios, os vinhos, os azeites, os queijos e outras atrações que só a costa alentejana pode proporcionar. Então alugue um carro e caia na estrada.
Siga para a Península de Tróia, acessada por ferryboat com saída de Setúbal e que atravessa a Reserva Natural do Estuário do Sado. Aproveite para fazer um tour guiado pelas Ruínas Romanas com o programa Ementa Ruínas.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
O passeio inclui uma refeição verdadeiramente romana, com pratos da época. A 20 minutos dali, conheça a Herdade da Comporta, uma das maiores propriedades agrícolas de Portugal, com mais de 12 mil hectares. Após fazer um passeio a pé pelas plantações e conhecer o Museu do Arroz, é hora de provar os saborosos vinhos durante o tour pela adega.
No dia seguinte, conheça o Cais Palafítico da Carrasqueira, um labirinto de estacas e tábuas de madeira construído pelos próprios locais para garantir acesso aos barcos de pesca mesmo em época de maré baixa. Experimente iguarias típicas como choco frito e amêijoas nos restaurantes da pequena aldeia. Em Alcácer do Sal, descubra o rico patrimônio histórico à beira do Rio Sado, como a Cripta Arqueológica e seu Centro Histórico, e prove os famosos doces locais feitos à base de pinhão.
Se também quer saber mais sobre a produção de outra iguaria alentejana, o azeite, faça uma visita guiada à Herdade do Vale da Arca, com seus olivais de 600 hectares e um lagar com infraestrutura de ponta. A herdade está localizada em Torrão, uma simpática vila alentejana muito conhecida pela receita de pão típico local, de textura singular, que pode ser apreciado com pratos como ensopados e migas. Ainda é possível aprender a arte da confeitaria portuguesa em um workshop promovido na Pastelaria Carapinha.
Entre as vilas de Torrão e Grândola, encontra-se a barragem de Vale de Gaio. Com paisagem cinematográfica, possui 509 quilômetros quadrados e está rodeada por belas áreas verdes, um lugar perfeito para praticar esportes aquáticos.
Vale também uma visita a Grândola, que no verão tem a Rota da Tabernas, além de outros eventos gastronômicos como a Feira do Chocolate, promovida em novembro. O hotel e vinícola A Serenada, em plena Serra de Grândola, proporciona não só prova e visitas à adega e vinhas, mas também piqueniques e outras atividades para encantar os viajantes com as belezas alentejanas.