Um tour mitológico pela Ilha de Chiloé, no sul do Chile

Por: Catraca Livre

Já falamos por aqui sobre o quanto a Ilha de Chiloé é um destino surpreendente no Chile. Em aproximadamente 200 km de extensão, a pequena ilha preserva costumes voltados tanto para o mar quanto para o campo. Para conhecer todas as cidadezinhas, pratos típicos e frutos do mar, é necessário um glossário dos termos chilotes. É impressionante quanta cultura está concentrada nesse pedacinho lindo de terra ao sul do Chile.

Aos poucos os viajantes brasileiros estão descobrindo todos os atrativos de Chiloé. Mas, o que pouca gente sabe, é que a ilha preserva lendas milenares em relação aos seres mitológicos que supostamente habitam o mar e o campo. E essa mitologia vem atraindo o interesse de turistas curiosos de todas as partes.

Basta conversar com alguns moradores locais e, em pouco tempo, você vai começar a ouvir nomes como “Pincoya”, “Trauco”, “Invunche”, entre outros personagens clássicos de lá. Cada um desses bruxos ou seres desempenham um papel importantíssimo na cultura chilota, e toda família tem uma história para contar e passar adiante.

Um avô que foi buscar lenha e acabou perdido em um portal no tempo. Um menino que atirou pedra em golfinhos no mar e recebeu uma visita de um “homem misterioso” logo em seguida. Um bruxo que foi acorrentado por espanhóis e conseguiu se salvar da morte de forma milagrosa.

São tantas histórias que seguem vivas até hoje, que o assunto até virou tema de um “tour mitológico” oferecido para turistas que visitam Chiloé. Quer saber mais?

Assista aqui (e tente não ficar MUITO curioso você também):

Quer saber mais sobre Chiloé? Assista o vídeo abaixo também.

Inscreva-se no nosso canal do YouTube para ficar por dentro da nossa viagem e não perder nenhum vídeo. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário ou entre em contato com a gente pelo e-mail contato@mundoavolta.com.