Do Ushuaia ao Alaska: dupla viajará 100 mil km pelas Américas

07/11/2016 18:05

Um carro, 100 mil quilômetros e dois amigos com o sonho de desbravar as Américas. Essa é a aventura que o gaúcho Rafa Trotamundos, 31 anos, e o paulista Tim Campos, 65, vão encarar por cerca de 400 dias na Expedição Trotaméricas.

A ideia é documentar a viagem para produzir um livro e uma exposição fotográfica contando a vida dos povos de cada país, com enfoque especial às crianças.

A viagem foi idealizada durante anos, porém somente no começo de 2016 é que Rafa (que mora há seis anos em Joinville)  e Tim (radicado em Brasília) definiram os detalhes e estipularam a data de partida: dia 20 de novembro, com saída da cidade catarinense.

A ideia é documentar a viagem para produzir um livro e uma exposição fotográfica contando a vida dos povos de cada país
A ideia é documentar a viagem para produzir um livro e uma exposição fotográfica contando a vida dos povos de cada país

A vontade de ganhar o mundo era compartilhada pelos amigos, mas cada um tinha um projeto próprio até decidirem juntá-los em uma expedição pelas Américas.

Tim, dono da Land Rover Defender carinhosamente batizada de Papa-Léguas, havia feito uma expedição entre a Patagônia e Colômbia, em 2007, e buscava um parceiro para dividir a aventura pelo restante do continente. Rafa, um convicto mochileiro, planejava uma viagem de Volta ao Mundo que se iniciaria pela Patagônia e teria duração de três anos.

“Enquanto Tim buscava um parceiro motivado para encarar a segunda metade de uma expedição anterior, eu estava planejando um mochilão. De início, portanto, nossas intenções não eram exatamente as mesmas. Existia ali, porém, uma grande vontade comum de partir pelo inesperado”, conta Rafa, que é economista.

A ideia é voltar ao Brasil pouco antes do Natal de 2017. Serão 400 dias, 23 países e 100 mil quilômetros visitando 70 patrimônios da humanidade e percorrendo paisagens de cinema como a Patagônia, o Deserto do Acatama, o Vale Sagrado dos Incas, a Riviera Maya, as Montanhas Rochosas do Canadá, o Alaska e a Grande Savana Venezuelana, entre outras. A viagem começa “descendo” até Ushuaia, na Patagônia argentina.

Rafa e Tim vão iniciar o percurso pela mítica Rodovia Pan-Americana em direção à Baía de Prudhoe, no Alaska. De lá, vão cruzar todo o Canadá até a Região de Terra Nova e Labrador e retornam pela Costa Leste americana. Da Flórida, seguem de navio até a Venezuela para continuar a viagem de volta para casa, entrando pela Amazônia brasileira.

Apesar de também passarem por destinos turísticos conhecidos, a Expedição Trotaméricas pretende trazer um olhar diferente. “Quero entrevistar as pessoas que normalmente não aparecem nos guias de viagem. Gosto de privilegiar uma perspectiva humana nos meus relatos. Quebrar um pouco esse incentivo ao consumismo turístico que parece tão em voga”, comenta Rafa.

A dupla viajará com equipamentos para dormir em locais ermos se necessário, mas a intenção é tentar dormir sempre que possível em campings ou postos de abastecimento.

“Em uma viagem longa como a nossa, a ideia é justamente curtir o caminho e as pessoas com quem cruzamos ao longo da aventura, se optássemos por hotéis, fugiríamos bastante desta proposta”, diz Rafa.

Quem quiser acompanhar a expedição, é só acessar o site www.trotamericas.com ou Facebook.