Vai dar praia: 4 viagens autênticas para os próximos feriadões

Experiências perfeitas na Bahia, no Ceará, em Pernambuco e no Rio de Janeiro!

Escolha um dos próximos feriados para fazer uma viagem autêntica. Conheça experiências bem-sucedidas de turismo comunitário em destinos incríveis –de frente pro mar. Um cardápio único que reúne história, cultura e os sabores únicos do litoral brasileiro.

Vida boa em Maraú

Vista da Pousada Lagoa do Cassange, na Península de Maraú, no sul da Bahia

A Península de Maraú, no litoral sul baiano, é lugar para relaxar. Ainda mais se você estiver na Praia do Cassange, na companhia de muitos coqueiros, com uma faixa de areia quase exclusiva. Para mudar de cenário, é só caminhar em direção à lagoa, onde o pôr do sol é inacreditável.

Entre a lagoa e o mar fica a deliciosa Pousada Lagoa do Cassange, que capricha nos detalhes para proporcionar a experiência de viagem perfeita. Nos arredores, as trilhas levam a descobertas naturais como mirantes com vistas privilegiadas, cachoeiras e manguezais. Na vizinha Vila do Saleiro, você conhece um pouco dos projetos sociais tocados pelos donos da pousada –como o centro cultural construído com recursos de uma campanha de crowdfunding realizada pela Garupa.

Sol e praia no Ceará

As dunas da prainha do Conto Verde

Escondida entre dunas, lagoas e coqueirais, a Prainha do Canto Verde é um segredo bem guardado de Beberibe, a 130 km de Fortaleza. O movimento intenso da praia de Morro Branco, que recebe vans e ônibus de excursão –e faz a (má) fama de Beberibe–passa bem longe dali.

Curtir a orla praticamente deserta é só um dos programas indispensáveis na Prainha: tem a trilha que leva até a incrível lagoa do Córrego de Sal, os passeios de catamarã e de jangada, as caminhadas para encontrar pontos de desova de tartarugas-marinhas, o artesanato das rendeiras. Tudo, dos passeios às pousadas, é administrado pela comunidade, que tem uma história linda: seus moradores batalharam, na década de 1970, para salvar a região dos especuladores e garantir o direito à terra. Deu certo.

 Olinda é uma festa

O Turismo da Gente também trabalha com pousadas domiciliares

Milhões (sim, milhões) de foliões sobem e descem suas ladeiras de Olinda ao som do frevo no Carnaval. Mas a magia da cidade se mantém ao longo do ano todo –ainda mais se você percorrê-la com a companhia dos guias do projeto Turismo da Gente.

Os roteiros, superoriginais, vão muito além das construções históricas: eles incluem, por exemplo, visitas a ateliês e apresentações de manifestações culturais de raiz africana, como o afoxé, o coco de roda e o maracatu. A ideia, através desses passeios, é buscar o desenvolvimento local e valorizar a identidade das comunidades que vivem ali. Tem mais: o Turismo da Gente também trabalha com pousadas domiciliares –perfeitas para quem aposta no contato com os moradores para que uma viagem seja ainda mais especial.

Em Paraty, no paraíso

Vista do Saco do Mamanguá, ao sul de Paraty

O cenário impressiona: um longo braço de mar, que avança entre a Mata Atlântica por 8 quilômetros, formando o que muitos consideram o único fiorde brasileiro. Assim é o Saco do Mamanguá, ao sul de Paraty. Só dá para chegar de barco a esse espetacular pedaço de litoral, o que dá à viagem um toque pra lá de exclusivo.

É exatamente ali que fica a Pousada Refúgio Mamanguá, de cara para o mar verdinho e a natureza intocada da região –que pode ser explorada nas trilhas, nos passeios de canoa, no mergulho livre… Os ares são de paraíso perdido, mas o Mamanguá tem mais: tem muita cultura caiçara, retratada no artesanato, nos sabores de seus pratos e nas deliciosas histórias de seus moradores.

Clique aqui para conhecer outros destinos do Guia Garupa do Brasil Autêntico.

Por Eduardo Cordeiro, da Garupa

Post publicado originalmente no site da Garupa.

***

Viajar pode fazer mais. Por você e pelos lugares que visita. Este é o lema da Associação Garupa, Organização Social de Interesse Público (OSCIP) que trabalha com o turismo sustentável como ferramenta para promover distribuição de renda e preservação de riquezas naturais e culturais do Brasil. A Garupa atua no apoio a comunidades e iniciativas em três frentes: por meio de consultoria para campanhas de crowdfunding, da realização de Expedições Garupa ou da divulgação de experiências sustentáveis através do Guia do Brasil Autêntico.